Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Cambodja candidata filme de Angelina Jolie aos Óscares

O Cambodja escolheu o filme 'First they killed my father', da atriz e realizadora norte-americana Angelina Jolie, para se candidatar a uma nomeação para os Óscares, os prémios de cinema dos Estados Unidos, foi hoje anunciado.

Cambodja candidata filme de Angelina Jolie aos Óscares
Notícias ao Minuto

21:39 - 18/09/17 por Lusa

Cultura Cinema

O filme é uma adaptação do livro de memórias homónimo da ativista Cambodjana Loung Ung e retrata a vida no Cambodja sob o regime do Khmer Vermelho. Loung Ung foi uma das sobrevivente do genocídio perpetrado entre 1975 e 1979 pelo regime de Pol Pot, que resultou na morte de perto de três milhões de pessoas.

O comité de seleção do Cambodja justifica a escolha do filme de Angelina Jolie por ser um "drama catártico" que recupera "memórias muitas vezes esquecidas".

Distribuído pela plataforma digital Netflix, 'First they killed my father' foi exibido no Festival de Cinema de Toronto, que terminou no fim de semana.

Nascida nos Estados Unidos em 1975, Angelina Jolie tem cidadania Cambodjana desde 2005. O filho mais velho, adoptivo, nasceu no Cambodja e entra no filme como produtor executivo.

Numa entrevista recente à agência Associated Press, a atriz e realizadora disse que fez o filme para "ajudar o país a falar" sobre o passado.

O prazo de candidaturas dos países a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro termina a 02 de outubro.

Portugal candidata-se a uma nomeação com o filme 'São Jorge', de Marco Martins.

A 90.ª cerimónia dos Óscares está marcada para 04 de março de 2018, enquanto a dos Goya realiza-se a 03 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório