Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Marcelo Evelin coloca em palco deterioração física em 'Dança Doente'

A deterioração física do corpo está no centro do espetáculo 'Dança Doente', do coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin, que terá estreia nacional no Teatro Maria Matos em Lisboa, a 29 e 30 de setembro, foi hoje anunciado.

Marcelo Evelin coloca em palco deterioração física em 'Dança Doente'
Notícias ao Minuto

17:36 - 18/09/17 por Lusa

Cultura Dança

De regresso a Portugal, o coreógrafo irá apresentar a mesma peça coreográfica - inspirada na dança japonesa Butoh - no Teatro Municipal do Porto, a 6 e 7 de outubro.

Em 'Dança Doente', Marcelo Evelin dá atenção à deterioração física do corpo, "colocando em cena um corpo infetado pelo mundo e atravessado por forças que o esvaziam e o destituem", segundo a descrição do Maria Matos.

Nesta peça, o coreógrafo vai buscar o universo do coreógrafo japonês Hijikata Tatsumi, pioneiro da dança Butoh japonês, numa espécie de "fantasmagoria revelada entre fascinação e ficção".

"Desde 2008 as imagens dele [Tatsumi] e suas propostas estéticas vêm atravessando meu trabalho, mas quando comecei a visitar o Japão, em 2011, essas imagens começaram a ressoar para mim numa proximidade ainda maior com o meu universo, com várias questões minhas como coreógrafo, como artista.", segundo declarações do artista.

No Maria Matos, Marcelo Evelin já apresentou as obras 'Matadouro' (2010), e 'De repente fica tudo preto de gente'  (2012), ambas centradas na procura de situações limite.

A peça tem criação e interpretação de Andrez Lean Ghizze, Bruno Moreno, Carolina Mendonça, Fabien Marcil, Hitomi Nagasu, Marcelo Evelin, Márcio Nonato, Rosângela Sulidade, Sho Takiguchi.

A dramaturgia é de Carolina Mendonça, com colaboração artística de Loes Van der Pligt, luz de Thomas Walgrave, e som de Sho Takiguchi.

Nascido em Piauí, no Brasil, Marcelo Evelin é coreógrafo, pesquisador e intérprete. Vive e trabalha entre Teresina, no Brasil, e Amesterdão, na Holanda.

Desde 1986, trabalha com dança tendo colaborado com artistas de variadas linguagens em projetos também envolvendo teatro físico, música, vídeo, instalação e ocupação de espaços específicos.

É criador independente com sua Companhia Demolition Incorporada, criada em 1995, e ensina na Escola Superior de Mímica de Amsterdão-Holanda, onde também orienta estudantes em processos criativos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório