Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Filme em que Virgem Maria conta histórias vence Arouca Film Festival

O realizador espanhol Gonzaga Manso venceu, domingo à noite, a 15.ª edição do Arouca Film Festival com a curta-metragem 'Hostal Éden', sobre um hostel modesto em que uma estátua da Virgem Maria narra histórias dos respetivos hóspedes.

Filme em que Virgem Maria conta histórias vence Arouca Film Festival
Notícias ao Minuto

12:23 - 18/09/17 por Lusa

Cultura Gonzaga Manso

O certame organizado pelo Cineclube de Arouca teve em competição 61 filmes de 11 países, selecionados entre mais de 600 candidaturas de várias nacionalidades, e 'Hostal Éden' ganhou também o prémio de Melhor Fotografia, pelo que acumula assim dois novos galardões numa já extensa lista de distinções em festivais internacionais

"É uma obra de elevada qualidade", declarou hoje à Lusa o diretor do Arouca Film Festival, João Rita. "Tem uma forte componente visual e criativa, e marca o crescimento do próprio festival a nível internacional", acrescenta.

Cátia Camisão, que também integra a direção do evento, realça, aliás, que o estilo cinematográfico do vencedor da Lousa de Ouro reflete o espírito de "inovação e criatividade" em que o certame assenta a sua intervenção, ao procurar "apoiar e premiar novos projetos e produções independentes".

Entre os restantes vencedores do Arouca FIlm Festival destaca-se ainda 'Backstory', de Joschka Laukeninks (Alemanha), que, além de ter merecido a Lousa de Prata, ganhou também os prémios de Melhor Filme de Ficção e Melhor Realização.

'Du sollts nicht lügen', de Sascha Zimmermann (Grécia), venceu a categoria de Melhor Argumento e "149th and grand concourse", de Andy London (Estados Unidos), distinguiu-se na de Melhor Documentário.

Outros premiados: 'Mountain' de Júlio Dantas (Portugal), pelo Melhor Videoclip, para a banda The Sunflowers; "Vicious Cycle" de Michael Marczewski (Reino Unido), como Melhor Filme de Animação; "The Silent Mob" de Harvan Agustriansyah (Indonésia), pela Melhor Representação; e "Intervalo" de Eduardo Maia, Mariana Vilhena & Pedro Gomes (Portugal), pelo Melhor Filme Experimental.

A nível técnico, o vencedor foi 'Urban Audio Spectrum', de Marina Schnider (Alemanha), por apresentar a Melhor Edição entre as obras a concurso e, quanto ao Prémio do Público, foi atribuído por voto dos espectadores ao filme português "A paixão do operário", de João Morais Inácio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório