Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Vencedor do Prémio Novos Artistas é anunciado terça-feira

O vencedor do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, no valor de 20 mil euros, ao qual concorrem seis finalistas nesta edição, vai ser anunciado na terça-feira, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.

Vencedor do Prémio Novos Artistas é anunciado terça-feira
Notícias ao Minuto

17:00 - 15/09/17 por Lusa

Cultura Fundação

De acordo com um comunicado da Fundação EDP, organizadora do galardão, o artista vencedor será anunciado às 10:00 de terça-feira, nas instalações do MAAT, com a presença dos artistas, dos curadores, dos membros do júri e de responsáveis da fundação.

Em abril deste ano, a Fundação EDP anunciou que nesta 12.ª edição do prémio, iniciativa bienal que visa revelar e apoiar as artes plásticas e visuais, tinham sido selecionados os portugueses Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes, Igor Jesus e a argentina Claire de Santa Coloma.

De acordo com a organização, nesta edição foram recebidas 600 candidaturas pelos curadores: Ana Anacleto, curadora e coordenadora curatorial no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Filipa Oliveira, diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida, e João Silvério, curador de arte contemporânea e responsável pelo projeto EMPTY CUBE.

Um júri internacional selecionará o artista vencedor, a quem será atribuído o prémio de 20 mil euros, valor que se destina ao aprofundamento dos seus estudos, ou à concretização de um projeto artístico específico.

O Prémio Novos Artistas foi criado em 2000 para apoiar talentos emergentes nas áreas das artes plásticas e visuais.

Nas edições anteriores foram vencedores Joana Vasconcelos, Vasco Araújo, João Maria Gusmão/Pedro Paiva, Carlos Bunga, André Romão, João Leonardo, Leonor Antunes, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes e Mariana Silva.

As obras dos artistas finalistas desta edição estão em exposição no MAAT até outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório