Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Saramago inspira teatro de rua

Várias centenas de pessoas assistiram no sábado à noite, em Figueira de Castelo Rodrigo, à estreia nacional do espetáculo de teatro de rua "A Viagem do Elefante", baseado no livro de José Saramago com o mesmo nome.

Saramago inspira teatro de rua
Notícias ao Minuto

10:48 - 30/06/13 por Lusa

Cultura Teatro

Segundo os promotores, o espetáculo comunitário de rua pretendeu "proporcionar uma revisitação teatral daquele que o autor descreveu como o caminho que o elefante Salomão percorreu", entre Lisboa e Viena de Áustria.

A peça, que durou cerca de uma hora e meia, foi produzida pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, em coprodução musical com Flor de Jara (Espanha) e em parceria com a Fundação José Saramago, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e a Associação de Desenvolvimento Territórios do Côa.

"A Viagem do Elefante" envolveu vários atores e músicos e contou com a participação, como figurantes, de quase 100 habitantes de Figueira de Castelo Rodrigo, segundo José Rui Martins, do ACERT.

A assistir à estreia do espetáculo esteve Pilar del Rio, viúva de José Saramago, que gostou do que viu: "É um espetáculo tão espantoso, tão bem organizado, tão rico. Como não havia de gostar?".

"Gostei e gostei de estar cá e recordarei sempre que estive em Figueira de Castelo Rodrigo", declarou à agência Lusa a viúva do Prémio Nobel da Literatura.

Pilar del Rio disse ainda que a peça "é uma homenagem ao teatro, à cultura, à participação, à convivência e, evidentemente, também ao escritor que escreveu o livro [José Saramago]".

No final da representação, o vereador do turismo da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, reconheceu que a vila assistiu a "um grande espetáculo".

"O Interior está de parabéns, a cultura em Portugal está de parabéns porque, pela primeira vez, um grande espetáculo nacional tem a sua estreia em Figueira de Castelo Rodrigo, numa região que precisa de alento e de fluxos turísticos", disse.

Alguns dos espetadores que viram a produção teatral de rua também gostaram da iniciativa e não pouparam elogios à organização de "A Viagem do Elefante".

José Sá, residente em Torre de Moncorvo, deslocou-se a Figueira de Castelo Rodrigo para ver a estreia da peça e deu o tempo por bem empregue, pois considerou tratar-se de um espetáculo "maravilhoso".

"Adorei, foi maravilhoso", disse também à Lusa Amélia Martins, moradora em Figueira de Castelo Rodrigo, enquanto Clotilde Pimentel, residente em Almeida, disse que gostou "muito" do que contemplou.

A peça "A Viagem do Elefante" percorrerá, em 2013 e 2014, a rota nacional e internacional de "O Caminho de Salomão", tendo a organização anunciado que, uma semana antes da estreia em cada local, decorrerão ensaios com atores, músicos e população.

Após a estreia em Figueira de Castelo Rodrigo seguem-se representações em São João da Pesqueira (06 julho), Pinhel (13), Sortelha (27), Fundão (02 agosto), Castelo Branco (31), Tondela (07 e 08 de setembro), Lisboa (14 e 15).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório