Meteorologia

  • 15 AGOSTO 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 18º

Edição

'Vikings' vão montar acampamento em Belém, Lisboa, até domingo

A freguesia de Belém, em Lisboa, vai receber este fim de semana (entre 15 e 17 de setembro) um acampamento 'viking', uma iniciativa do Museu da Marinha, que tem patente a exposição 'Vikings - guerreiros do mar'.

'Vikings' vão montar acampamento em Belém, Lisboa, até domingo
Notícias ao Minuto

10:00 - 13/09/17 por Lusa

Cultura Iniciativa

A Marinha Portuguesa explicou à agência Lusa que "o acampamento é constituído por um grupo de quatro 'vikings' com as respetivas tendas".

A iniciativa terá como parceiro o grupo de arqueologia experimental e recriação histórica "OphiGard", os 'vikings' portugueses com "diferentes contextos profissionais, que se dedicam a ofícios específicos".

"Cada um é especialista na sua área, procurando perceber as tecnologias inerentes à atividade, assim como os gestos e os rituais", apontou a Marinha.

O acampamento será montado junto à entrada do museu e ao Mosteiro dos Jerónimos e a interação com o público terá lugar entre as 10:00 e as 20:00. Também o Museu da Marinha, que conta com horário alargado nestes dias, poderá ser visitado neste intervalo.

Segundo a Marinha, o "objetivo é oferecer uma cápsula do tempo, estimulando a conversa e alguma experimentação, enquanto os mediadores desenvolvem as suas atividades e cumprem os rituais do dia", como por exemplo as refeições.

O acampamento irá recriar quatro atividades que este povo desenvolvia: tecelagem e trabalhos em vidro, ferro e madeira.

Para a tecelagem será utilizado um "tear de cartões, com técnicas, matérias-primas e motivos da época", enquanto o trabalho em vidro passa pela construção de um forno e a produção de contas de vidro, "usando pigmentos muito idênticos aos descritos nas fontes históricas", aponta a Marinha.

Já o trabalho em ferro "tem uma nota curiosa", continua a instituição, dado que "o 'viking' é "um ferreiro profissional, tendo definido o seu percurso graças à sua afinidade com estes temas".

O trabalho da madeira irá explorar a iconografia nórdica.

Os 'vikings' irão chegar também à cafetaria do Museu, que irá servir pratos inspirados na gastronomia deste povo.

Na sexta-feira (dia 15), o prato do dia será salmão assado em pão de trigo, acompanhado com batatas e legumes. A Marinha explica que na versão original deste prato "o peixe era embrulhado em pão escuro e assado desta forma em brasa", sendo consumido "com todos os sucos e sabores preservados".

Já no sábado, "será servido um prato de frango guisado com cerveja preta (com uma receita que vem do 'Vikingars Gä stabud'), em que o frango é salteado em manteiga antes de juntar o tomilho e a cerveja preta".

Já no domingo, e antes de estes guerreiros dinamarqueses zarparem, quem se dirigir a Belém poderá provar um prato de "frango com mel, tarragão e alecrim".

Segundo a organização, os pratos "serão acompanhados por uma guarnição de toucinho, cebola e maçã", e para sobremesa haverá "ricota com mel".

Para quem preferir algo mais leve, também estará disponível nos três dias a opção de uma salada com alface, endívias e manjericão ou uma sanduíche de salmão fumado, que "remete para os paladares nórdicos".

A exposição temporária 'Vikings - guerreiros do mar', que conta com mais de 600 peças e artefactos originais do Museu Nacional da Dinamarca, está patente no Museu da Marinha desde 18 de abril, e pode ser visitada até 12 de novembro.

Até agora, segundo dados oficiais, já passaram por esta exposição "mais de 22 mil pessoas".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.