Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Exposição sobre Antero e Nemésio divulga vultos da literatura açoriana

Um total de 28 painéis informativos compõem uma exposição sobre Antero de Quental e Vitorino Nemésio a inaugurar quarta-feira na Biblioteca de Toronto Bloor-Gladstone, Canadá, com uma funcionalidade didática e emotiva sobre os dois autores.

Exposição sobre Antero e Nemésio divulga vultos da literatura açoriana
Notícias ao Minuto

15:52 - 11/09/17 por Lusa

Cultura Canadá

Segundo o Governo dos Açores, esta mostra itinerante integra o programa da XX Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, que decorre até sábado em Toronto, e visa divulgar "dois grandes vultos da literatura açoriana e nacional, nomeadamente Antero de Quental, nascido em São Miguel e considerado um dos maiores poetas e pensadores do século XIX", e o contista, romancista e crítico Vitorino Nemésio, natural da Terceira, que é uma "figura incontornável do século XX".

De acordo com o gabinete do secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas do Governo dos Açores, que promove a exposição "Antero de Quental e Vitorino Nemésio: verbos vivos da cultura açoriana", a exposição é composta por 28 painéis informativos nos quais é divulgada a vida e obra dos dois autores.

A exposição tem uma funcionalidade "didática e emotiva", com predominância para a componente informativa, contemplando também a reprodução de manuscritos de Antero e escritos da autoria dos dois escritores, além de referências em diversos periódicos sobre os mesmos, sublinha a nota do Governo açoriano.

Fazem ainda parte duas medalhas de Antero, uma da autoria do escultor açoriano Álvaro Raposo França e outra de Irene Vilar, e uma medalha de prata de Vitorino Nemésio.

Além dos painéis informativos, há recursos multimédia que podem ser manuseados e os visitantes poderão também visualizar uma das edições do programa "Se bem me lembro", apresentado por Vitorino Nemésio na RTP-Açores.

O Governo dos Açores salienta ainda que a exposição itinerante promove um momento cultural com a diáspora para difusão da cultura açoriana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório