Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

'São Jorge' é o candidato luso a uma nomeação para Óscares e Goya

O filme 'São Jorge', de Marco Martins, é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.

'São Jorge' é o candidato luso a uma nomeação para Óscares e Goya
Notícias ao Minuto

12:34 - 11/09/17 por Lusa

Cultura Marco Martins

Além da candidatura aos prémios norte-americanos de cinema, a Academia submeteu ainda a longa-metragem de Marco Martins ao prémio de melhor filme ibero-americano nos Prémios Goya, de Espanha.

Estreado nos cinemas portugueses em março passado, "São Jorge" conta a história de Jorge, um pugilista, desempregado, que aceita trabalhar numa empresa de cobranças difíceis para pagar as suas próprias dívidas e para tentar que a mulher e o filho não emigrem.

O filme conta com atores profissionais como Nuno Lopes, José Raposo, Mariana Nunes, Gonçalo Waddington e Beatriz Batarda, mas também não-atores, a quem é dada voz para falar sobre crise, desemprego e falta de dinheiro.

Antes de chegar aos cinemas portugueses, o filme teve estreia mundial no verão de 2016 no Festival de Cinema de Veneza, onde Nuno Lopes foi distinguido como melhor ator.

"O filme é sobre uma realidade que toda a gente conhece. Não há ninguém que não tenha um familiar que tenha emigrado por causa da crise ou tenha sido despedido. Toda gente sabe do que é que estamos a falar e depois é sobre uma história universal de amor de um pai por um filho", disse Nuno Lopes em entrevista à agência Lusa quando o filme se estreou nos cinemas.

Em declarações à agência Lusa, Marco Martins explicou na altura que quis fazer "um documentário mascarado de ficção", a partir de muita pesquisa sobre pugilismo, clubes de boxe e sobre os efeitos da crise económica no país.

A 90.ª cerimónia dos Óscares está marcada para 04 de março de 2018 enquanto a dos Goya realiza-se a 03 de fevereiro.

No ano passado, o candidato de Portugal a uma nomeação para ambos os prémios foi "Cartas da Guerra", de Ivo M. Ferreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório