Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Macau assinala 150 anos de Pessanha com selos dedicados ao poeta

Os 150 anos do nascimento de Camilo Pessanha foram hoje assinalados em Macau com uma emissão filatélica dedicada ao poeta que viveu e morreu no antigo enclave português, onde a efeméride tem dado o mote para várias atividades.

Macau assinala 150 anos de Pessanha com selos dedicados ao poeta
Notícias ao Minuto

16:45 - 07/09/17 por Lusa

Cultura Emissão

O lançamento feito pelos Correios de Macau inclui dois selos e um bloco filatélico desenhados pelo arquiteto macaense Carlos Marreiros, um "estudioso do poeta" que conheceu nos tempos de liceu através da revista Selecta Literária.

Desde os anos de 1970, Marreiros já assinou mais de mil trabalhos, entre desenhos, pinturas e ilustrações, sobre o autor considerado o expoente máximo do simbolismo português.

Camilo Pessanha nasceu em Coimbra. Depois de se ter formado em Direito, foi viver para Macau, em 1894, para exercer funções de professor no Liceu de Macau.

O autor de 'Clepsydra' viveu durante 32 anos em Macau até à sua morte, em 1926, mantendo-se os seus restos mortais sepultados no cemitério de São Miguel Arcanjo.

"Dei ênfase a esta relação do poeta com a cidade. Ele realmente é coimbrão, é considerado o maior poeta simbolista português, mas ele é um poeta de Macau, porque toda a poesia dele está imbuída de sons, de cenários e emoções, paixões da longínqua China e precisamente de Macau e da zona da [cidade chinesa de] Cantão", disse Carlos Marreiros à agência Lusa.

No bloco filatélico, o arquiteto desenhou Camilo Pessanha a "flutuar" com a "mulher da vida dele", cujo nome chinês traduzido para português "significa literalmente Águia de Prata".

"O bloco mostra-o a esvoaçar com a Águia de Prata: ele vestido de mandarim e a Águia de Prata uma senhora delicada, flutuante, doce, mas que tem garras de águia, ao invés de ter pezinhos, mas de forma romântica, sobre o Porto Interior, portanto, a ligação da paixão dele e o Porto Interior [na península de Macau]", explicou.

Num dos selos, o poeta português aparece com a "Águia de Prata a namoriscar, a poetar, a filosofar -- cada um entenda como quiser -- numa mesa, a beber qualquer coisa".

No outro, Pessanha surge sozinho, "sentado, com asas de anjo e pés [transformados] em garras de águia", em mais uma referência à mulher. Mas neste selo, mais do que a vida íntima de Pessanha, Marreiros quis destacar a ligação do escritor à Maçonaria em Macau.

"Aqui faço uma referência, ele está de branco, mas as asas não são de águia, mas de um anjo. É a ligação, segundo a história, que ele tinha com a Maçonaria em Macau, porque o nome simbólico dele era Angélico", justificou, acrescentando que "Camilo Pessanha aparece de certa forma angélico neste segundo selo".

A pedido do artista, os selos são a preto e branco: "São adaptações de desenhos antigos meus e queria mesmo que fosse a preto e branco. A cor pontual só aparece no título e na indicação numérica postal e no preço".

Além da emissão filatélica, Carlos Marreiros é também o autor de uma instalação sobre Camilo Pessanha, que vai estar exposta em duas praças de Macau, e está envolvido na organização cultural Albergue SCM, à qual preside.

A instalação, ainda sem data para inaugurar, intitula-se 'Camilo Pessanha no Ano do Galo', porque "os 150 anos do nascimento coincidem com o Ano do Galo", iniciado em 28 de janeiro, sob o signo daquele que figura como um dos doze animais do milenar zodíaco chinês.

Entre outros trabalhos mais antigos, o macaense pintou o acrílico sobre tela 'Camilo Pessanha e a Máscara', um quadro integrado há vários anos na exposição permanente do Museu de Arte de Macau.

Além de Macau, o artista plástico já levou os desenhos, pinturas e ilustrações de Camilo Pessanha até Portugal, Itália, Hong Kong, China ou Japão.

Em 1998, fez a exposição 'O Poeta e a Cidade', com desenhos realizados entre 1977 e 1997, a qual se tornou itinerante e foi mais tarde estendida a 'O Poeta, a Cidade e o Mar'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório