Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Inquietações da sociedade em foco em exposição no MAAT

As tensões e inquietações na sociedade após a crise económica de 2008 inspiraram obras em vídeo de 22 artistas que estarão em exposição a partir de 12 de setembro no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.

Inquietações da sociedade em foco em exposição no MAAT
Notícias ao Minuto

10:39 - 05/09/17 por Lusa

Cultura Lisboa

"Tensão & Conflito - Arte em vídeo após 2008" pretende mostrar como, na última década, o vídeo se tem revelado um recurso artístico cada vez mais usado "para a arte oferecer uma expressão única das tensões e inquietações que marcam a sociedade atual".

De acordo com um comunicado do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), esta exposição inclui obras de Patrícia Almeida, Halil Altindere, Marila´ Dardot, Bofa da Cara, Burak Delier, Melanie Gilligan, Lola Gonza`lez, Hiwa K, Silvia Kolbowski, Nikolaj Bendix Skyum Larsen, Marc Larre´, e Jorge Macchi.

Também estarão representados Paulo Mendes, Mario Pfeifer, Francisco Queiro´s, Anatoly Shuravlev, Federico Solmi, Pilvi Takala, Maria Trabulo, Dragana Zarevac, Artur Zmijewski, e Yorgos Zois.

Mais particularmente, esta mostra foca-se numa seleção de "representações artísticas que, com rara eloquência, recorreram ao vídeo para registar os impactos e as consequências da crise financeira global de 2008".

"A aptidão deste suporte para a criação e circulação de imagens, vozes e histórias tornaram-no uma ferramenta fundamental para os artistas contemporâneos analisarem os impactos socioeconómicos dos acontecimentos do quotidiano", acrescenta o comunicado.

A exposição ocupa a Galeria Principal e a Video Room do MAAT com obras de 22 artistas que, dos Estados Unidos e América Latina à Europa e ao Médio Oriente, "filmaram visões pessoais sobre os efeitos da grande recessão, a agitação política a ela associada e os aspetos sociais menos óbvios que emergiram desses eventos".

Na mostra, as obras destes artistas tanto utilizam protestos, manifestações e notícias do dia, como apresentam visões poéticas para ler a História recente e as transformações do presente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório