Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

'The Albino's Trees' vence melhor filme do Figueira Film Art

A obra 'The Albino's Trees', de Masakazu Kaneko, venceu o prémio de melhor longa metragem de ficção no festival de cinema Figueira Film Art, anunciou hoje a organização.

'The Albino's Trees' vence melhor filme do Figueira Film Art
Notícias ao Minuto

16:30 - 03/09/17 por Lusa

Cultura Masakazu Kaneko

A segunda longa metragem do realizador japonês de 38 anos foi considerada pelo júri, presidido pelo encenador e cenógrafo Andrzej Kowalski, o melhor filme do festival que se realiza na Figueira da Foz, distrito de Coimbra, e que termina hoje com a exibição dos trabalhados vencedores.

Segundo o Figueira Film Art, 'The Albino's Trees' fala do dilema ético de um caçador que 'aceita um contrato lucrativo para matar um veado branco raro' cuja presença destrói o turismo da região, mas que é venerado por uma comunidade local.

Durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na noite de sábado, Masakazu Kaneko arrecadou ainda os prémios de melhor realizador e melhor fotografia.

O documentário dos espanhóis Juan Gamero e Carmen Rodríguez 'Els Karamazoff', sobre o grupo de artistas de Barcelona que iniciaram as suas carreiras nas fábricas abandonadas do Soho, em Nova Iorque, na década de 70, arrecadou o prémio de melhor longa documental, referiu a organização, em nota enviada à agência Lusa.

'Une Derniere Course', de Sérgio do Vale, venceu ?ex-aqueo' com 'El Mundo Entero', de Julián Quintanilla, o prémio de melhor curta de ficção do Figueira Film Art, e 'Rota do Contrabando', do português Eduardo Costa ganhou o prémio de melhor curta documental.

O filme 'A Instalação do Medo', baseado na obra homónima de Rui Zink, de Ricardo Leite, venceu o prémio 'Escolas' (filmes realizados em contexto escolar ou académico).

O prémio de melhor argumento foi para o trio responsável pelo guião de 'El Candidato', filme do Peru, Alvaro Velarde, Jesus Alvarez e Daniel Render.

O Figueira Film Art, que se realiza na Figueira da Foz, começou a 28 de agosto e termina hoje, contando com 67 filmes de 13 países a concurso.

O Figueira Film Art, que vai na sua quarta edição, surgiu na sequência do Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, que se realizou durante cerca de 30 anos, tendo terminado em 2002.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório