Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Teatro Virgínia com Nouvelle Vague, Rui Horta e Mala Voadora no cartaz

A programação até dezembro do Teatro Virgínia, em Torres Novas, inclui nomes da música, do teatro, da dança e do novo circo, como Nouvelle Vague, Ana Moura, Mala Voadora, Teatro do Eléctrico e Rui Horta.

Teatro Virgínia com Nouvelle Vague, Rui Horta e Mala Voadora no cartaz
Notícias ao Minuto

22:07 - 02/09/17 por Lusa

Cultura Arte

A programação da temporada, que se inicia no próximo dia 16 com a apresentação de 'Excuse Me', de Salvador Sobral, foi anunciada hoje à noite numa sessão que contou com uma performance musical do pianista Rui Calapez Gomes.

"Voltamos, neste tempo que medeia o retorno de férias e o Natal, com um programa equilibrado e em torno dos grandes nomes da cultura", sublinha Rui Sena, diretor artístico do Virgínia, no editorial que abre a agenda, disponível em http://www.teatrovirginia.com, realçando o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, o "vasto trabalho desenvolvido ao nível do serviço educativo, numa ligação muito próxima com as escolas", e as ações destinadas a públicos de todas as faixas etárias, patentes nesta programação.

Na vertente da música nacional, além do espetáculo com Salvador Sobral, estão agendadas as atuações de Cristina Branco, que apresentará o seu disco 'Menina' a 14 de outubro, e de Ana Moura, a 09 de dezembro, com o disco 'Moura'.

A banda francesa Nouvelle Vague, que estará em Portugal em outubro para concertos em Lisboa, Porto e Coimbra, vai atuar em Torres Novas no dia 28 de outubro para assinalar os 61 anos do Virgínia, apresentando Marc Collin e Olivier Libaux o seu quarto longa duração 'I Could be Happy'.

No teatro, a Mala Voadora vai apresentar 'Moçambique' no próximo dia 30, a partir da narrativa construída por Jorge Andrade "para o que poderia ter sido essa vida que não lhe calhou".

A 21 de outubro, o Teatro do Eléctrico apresenta "um dos grandes dramaturgos do século XX", o argentino Copi, na peça 'A Noite da Dona Luciana' e, a 02 de dezembro, João Garcia Miguel "regressa com um dos mais importantes nomes do novo circo na Europa", João Paulo Santos, com o espetáculo 'Mundo Interior'.

Para 25 de novembro está agendado 'Olhar de Milhões', de Raquel Castro, um espetáculo "de apoio a criadores emergentes da Rede 5 Sentidos".

Na dança, Rui Horta apresenta, no dia 07 de outubro, o seu solo 'Vespa', estando agendado para 04 de novembro o espetáculo 'Terça-feira: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar', de Cláudia Dias.

O Serviço Educativo/Lab Criativo abre, de 21 a 23 deste mês, com 'Bianca Branca', da coreógrafa e bailarina Leonor Keil, inspirado no conto 'Bianca', de Fausto Gilberti, direcionado às escolas e às famílias, prosseguindo, a 23 e 24 de outubro, com 'Histórias de Corpo Inteiro', das atrizes Catarina Requeijo e Manuela Pedroso.

Nos últimos dias de outubro e primeiros de novembro, Graeme Pulleyn e Fernando Giestas levam às escolas "E tu Camões, não dizes nada?", numa leitura dos Lusíadas "pelo prazer de escutar os sons, os ritmos, as emoções, pelo prazer de sentir as palavras na boca, de as saborear, mastigar, cuspir...".

Nos projetos com a comunidade, o Teatro Maior de Idade estreia, a 10 e 11 de novembro, uma peça a partir do texto "O Cerejal", de Anton Tchékhov, com encenação de Rafaela Santos e Fernando Giestas e dramaturgia da companhia Amarelo Silvestre.

Em paralelo com o programa de espetáculos, decorrerão oficinas e 'masterclasses', iniciando-se, dia 04 de outubro, o trabalho do Grupo Juvenil de Teatro do Virgínia, há 10 anos associado ao projeto "PANOS" da Culturgest, e o Atelier Teatral dos Miúdos, e estão abertas, até 22 de dezembro, as inscrições para o Grupo de Teatro Maior de Idade.

Os bilhetes para os espetáculos estarão à venda a partir de terça-feira, disponibilizando o Virgínia cartões de temporada ou anuais, adiantou a organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório