Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Novo filme de Mozos abre edição do Doclisboa que convida Sharon Lockhart

A 15.ª edição do Doclisboa vai abrir, no dia 19 de outubro, com o filme 'Ramiro', de Manuel Mozos, num festival que conta com a artista Sharon Lockhart como convidada da secção Passagens, anunciou hoje a organização.

Novo filme de Mozos abre edição do Doclisboa que convida Sharon Lockhart
Notícias ao Minuto

17:45 - 30/08/17 por Lusa

Cultura Festival

Em comunicado, o Doclisboa - Festival Internacional de Cinema revelou ainda que 'Era uma vez Brasília', de Adirley Queirós, vai ser o filme de encerramento do evento, a 28 de outubro.

Sobre 'Ramiro', em estreia mundial, pode ler-se que se trata de "uma divertida e tocante comédia que conta a história de um alfarrabista, Ramiro, que é também um poeta em perpétuo bloqueio criativo", vivendo "algo frustrado, algo conformado, entre a sua loja e a tasca, acompanhado pelo cão, pelos fiéis companheiros de copos e pelas vizinhas: uma adolescente grávida e a avó a recuperar de um AVC".

Já 'Era uma vez Brasília' "é um filme que retrata a realidade contemporânea brasileira, numa analogia político-científica do panorama político atual e da crise motivada pela destituição de Dilma Rousseff".

"Em 1959, o agente intergaláctico WA4 é preso e é lançado no espaço. Recebe uma missão: vir à Terra matar o presidente da República no dia de inauguração de Brasília. A nave perde-se no tempo e aterra em 2016, na Ceilândia. Só Andreia poderá ajudar a montar o exército para matar os monstros que hoje habitam o Congresso Nacional", acrescenta o comunicado.

Quanto à secção Passagens, esta vai ter curadoria de Pedro Lapa, sendo uma coprodução entre o Doclisboa e o Museu Coleção Berardo.

A artista norte-americana Sharon Lockhart, professora associada da Escola de Arte e Design de Roski, na Universidade da Califórnia do Sul, vai apresentar "Rudzienko" na secção Riscos.

A retrospetiva temática do Doclisboa vai ser dedicada a 'Uma outra América - o singular cinema do Quebec', numa parceria com a Cinemateca Portuguesa, que vai traçar "o papel fundamental do Quebec no desenvolvimento do Cinema direto e documentário de autor e o seu legado no cinema contemporâneo", com nomes como Gilles Groulx, Claude Jutra, Michel Brault, Pierre Perrault, Anne-Claire Poirier, Robert Morin, Jeanne Crépeau, Sylvain L'Espérance, Alanis Obomsawin, entre muitos outros.

Em junho, a organização do festival havia anunciado que a realizadora Vera Chytilova, pioneira do cinema checo e que morreu em 2014, vai ser recordada com uma retrospetiva da obra cinematográfica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório