Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Festival Internacional de Marionetas Manobras percorre 13 concelhos

O Manobras - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas quer, na sua primeira edição, afirmar-se como o maior do país ao decorrer em 13 concelhos, de 2 setembro a 29 de outubro, anunciou hoje a Artemrede.

Festival Internacional de Marionetas Manobras percorre 13 concelhos
Notícias ao Minuto

14:40 - 30/08/17 por Lusa

Cultura Artemrede

inédito termos um festival de marionetas a percorrer durante dois meses 13 concelhos do país", afirmou à agência Lusa Marta Martins, diretora executiva da Artemrede, que hoje apresentou o festival em conferência de imprensa.

O festival vai percorrer os territórios de 13 dos 15 municípios associados daquela associação cultural - Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar - deixando de fora Lisboa e Oeiras.

A Artemrede aposta num festival aberto ao diálogo com outras artes e destinado a promover o património cultural dos territórios que abrange.

"O objetivo é abrir as fronteiras do teatro de marionetas a outras artes, para lhe dar um caráter inovador e transdisciplinar", com espetáculos que não só vão para além das marionetas tradicionais, com marionetas de fios e de papel, como também se cruzam, por exemplo, com o teatro de objetos, o novo circo e as artes de rua, a música e o vídeo.

Os espetáculos incluem também visitas ao património, de que são exemplos o Mosteiro de Coz, em Alcobaça, e o Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira, em Abrantes, onde vai ser também visualizado um filme do realizador António Pedro sobre a tradição metalúrgica nesse território.

Nesta primeira edição, o festival dá destaque aos espetáculos trazidos por cinco companhias internacionais oriundas da Holanda e Chile.

A convite do Museu da Marioneta de Lisboa no âmbito da Capital Ibero-americana de Cultura 2017, a companhia chilena Silencio Blanco, recorrendo a marionetas de papel, vai estrear a nível mundial o espetáculo 'Pescador' e traz ainda 'Chiflón, o Silêncio do Carvão'.

Já os chilenos Oani apresentam 'Trilogia Livre em Lambe Lambe', um teatro de marionetas em miniatura, enquanto a companhia holandesa Lichtbende apresenta 'Tutu', baseada no período da Primeira e Segunda Guerras Mundiais e combinando teatro, artes visuais e música.

O holandês Leo Petersen está presente no festival com o espetáculo de vídeo de fantoches 'Mãos ao Alto'.

O festival conta ao todo com 14 espetáculos apresentados por 12 companhias e surgiu do "novo impulso" que a Artemrede quis dar à Festa da Marioneta.

"A Festa da Marioneta tinha como público as escolas e concentrava-se nos teatros, onde existem lotações limitadas, e agora o festival vai para a rua e quer chegar a mais público", explicou Marta Martins.

Com financiamento obtido dos fundos comunitários para a região Centro, a Artemrede mais do que duplicou o orçamento para 250 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório