Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

SPA lança mapa que identifica terras onde nasceram autores portugueses

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) vai lançar um mapa que assinala as terras de nascimento de figuras de vulto da cultura portuguesa, destinado ao público em geral e em particular aos estudantes, foi hoje anunciado.

SPA lança mapa que identifica terras onde nasceram autores portugueses
Notícias ao Minuto

16:15 - 28/08/17 por Lusa

Cultura Inovação

O 'Mapa dos Autores Portugueses' permitirá identificar no mapa de Portugal as terras onde nasceram alguns dos mais importantes escritores, compositores e artistas visuais portugueses já falecidos, destacando-se assim a importância que a criação cultural tem na identidade coletiva do país, diz a SPA em comunicado.

A iniciativa surgiu de uma "ideia-conceito" do presidente da cooperativa, José Jorge Letria, e será apresentada à Associação Nacional de Municípios Portugueses, ao Ministério da Educação e às televisões com as quais a SPA tem mantido uma colaboração regular, "de forma a poder-se dar a este projeto a dimensão e a ressonância merecidas".

Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, Herberto Helder no Funchal, António Ramos Rosa em Faro, Manuel da Fonseca em Santiago do Cacém, David Mourão-Ferreira em Lisboa, Sophia de Mello Breyner no Porto e Fernando Lopes-Graça em Tomar, são alguns dos exemplos a figurar no "Mapa dos Autores Portugueses", que "virá a marcar a atividade cultural da SPA nos próximos meses".

Assim, cada um dos municípios e freguesias receberá um diploma e uma placa assinalando a ligação entre a terra e o criador ou criadores que nela nasceram.

Entretanto, será feito um mapa de Portugal assinalando os nomes dos autores destacados e as terras "para que o público em geral, especialmente o escolar, tenha uma ideia de que a geografia também tem esta forte componente cultural e afetiva".

A SPA manifesta-se ainda disponível para organizar, de forma descentralizada, sessões que sublinhem a importância das obras e dos autores destacados, bem como para colaborar com um editor que esteja interessado em "consagrar este projeto em livro".

"Isso será importante também para as novas gerações de estudantes que assim irão descobrir novas obras e autores de referência", considera a SPA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório