Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cinema de Pedro Costa, Marta Mateus e Jorge Jácome em Nova Iorque

Os filmes 'Farpões, baldios', de Marta Mateus, 'Flores', de Jorge Jácome, e 'Casa de lava', de Pedro Costa, vão ser exibidos no outono no Festival de Cinema de Nova Iorque.

Cinema de Pedro Costa, Marta Mateus e Jorge Jácome em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

20:30 - 22/08/17 por Lusa

Cultura Festival

A 55.ª edição deste festival não competitivo decorrerá de 28 de setembro a 15 de outubro no Film Society of Lincoln Center e incluirá aquelas três produções portuguesas na programação.

A organização do festival volta a olhar para o cinema de Pedro Costa selecionando 'Casa de lava', segunda longa-metragem do cineasta português, de 1994 e rodada em Cabo Verde. Em 2015, o Lincoln Center tinha já feito uma retrospetiva alargada da obra de Pedro Costa.

'Casa de lava', que, segundo o festival, é 'um dos mais diretos acertos de contas com o legado colonial de Portugal', será mostrado na secção 'The revivals' ao lado de filmes como 'O sacrifício', de Andrei Tarkovsky, 'L'une chante, l'autre pas', de Agnès Varda, e 'O atalante', de Jean Vigo.

Na secção 'Projections' serão mostradas as curtas-metragens 'Farpões, baldios', primeiro filme de Marta Mateus, estreado em Cannes, e 'Flores', de Jorge Jácome, distinguido este ano no IndieLisboa e que estará também presente em setembro no festival de cinema de Toronto.

O New York Film Festival abrirá com 'Last flag flying', de Richard Linklater, e encerrará com 'Wonder Wheel', de Woody Allen.

Será dedicada uma retrospetiva ao ator Robert Mitchum, pelo centenário do nascimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório