Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Gravuras inspiradas em Peter Pan renovam 'Mundo Fantástico de Paula Rego'

A exposição 'O Mundo Fantástico de Paula Rego', patente em Lisboa, recebe hoje novas gravuras da pintora, inspiradas na obra literária 'Peter Pan', de J.M. Barrie.

Gravuras inspiradas em Peter Pan renovam 'Mundo Fantástico de Paula Rego'
Notícias ao Minuto

06:20 - 22/08/17 por Lusa

Cultura Exposição

A curadora da exposição, Catarina Alfaro, coordenadora da Casa das Histórias Paula Rego, disse à agência Lusa que as 21 novas gravuras datam de 1992 e substituem as gravuras inspiradas no romance "Jane Eyre", de Charlotte Brontë, que datam de 2002.

Catarina Alfaro afirmou que nas obras que vão ser expostas "a pintora usou a técnica da água-forte, água-tinta e às vezes a cor, enquanto na série 'Jane Eyre' experimentou a litografia e também alguma cor".

"São obras diferentes que se baseiam em obras literárias diferentes", disse a curadora, que citou algumas das obras, nomeadamente, "The Neverland", "Learning to Fly", "Wendy's Song" e "Peter in the Bird's Nest".

Dinamizar a exposição aproveitando a "vasta obra da Paula Rego" foi a justificação dada por Catarina Alfaro para a apresentação de novas obras de arte, que se ligam à temática exposta e "multiplicam este efeito do mistério da obra de Paula Rego".

"A própria génese da obra da Paula Rego é muito aberta, muito livre, sem fronteiras; ela aborda os seus temas a partir de uma análise pessoal e necessariamente as obras delas comunicam muito com o presente. Ela faz um conjunto de obras muito interventivas, nomeadamente aquela série de obras na altura que houve um grande abstenção, sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, em 1998", afirmou.

"O seu trabalho, à partida, está próximo de todos", disse, mas reconheceu que expor num centro comercial "é mais democrático, mais visitado" que um museu, o espaço ideal para ver a obra da pintora.

A curadora reforçou, todavia, que "não há aqui uma grande contradição em termos da obra, pois esta é diluidora dessas hierarquias", e "faz sentido mostrar a sua obra noutro contexto".

Catarina Alfaro realçou ainda o facto de algumas obras que estão expostas no centro comercial Colombo não serem vistas há muito tempo e citou a pintura "A Fada Azul conta um segredo ao Pinóquio", que foi "emprestada generosamente por colecionador particular" para figurar nesta mostra.

A exposição 'O Mundo Fantástico de Paula Rego' encontra-se patente ao público no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, e, desde a inauguração no passado dia 27 de junho, já recebeu mais de 120.000 visitas.

A exposição, com as novas peças, fica patente até 27 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório