Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Beja transforma-se na ' cidade dos contos' entre terça-feira e domingo

Beja volta a transformar-se na 'cidade dos contos', entre terça-feira e domingo, com o segundo Contar - Festival de Contos do Mundo, que inclui iniciativas para "todos os que gostam de ouvir e contar histórias".

Beja transforma-se na ' cidade dos contos' entre terça-feira e domingo
Notícias ao Minuto

19:38 - 21/08/17 por Lusa

Cultura Festival

Segundo a Câmara de Beja, que promove o festival em parceria com a Ouvir e Contar - Associação de Contadores de Histórias, as iniciativas, gratuitas e para públicos de todas as idades, vão decorrer em vários espaços da cidade e de aldeias do concelho.

O festival arranca na terça-feira, às 18:00, na Biblioteca Municipal de Beja, com a sessão de abertura, seguindo-se, às 18:30, a conversa 'Artífices do Tempo', com o mestre Torrão, que irá contar "estórias que moram" na "arte sem tempo" do cante alentejano.

Contadores convidados irão contar 'Contos para enganar o tempo' a utentes de instituições particulares de solidariedade social de Beja, entre quarta e sexta-feira, e "Histórias para brincar com o tempo", a pais e filhos, no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, entre quinta-feira e domingo.

Através da iniciativa 'No comer e no contar, o pior é começar', o festival vai promover três jantares narrados, o primeiro na terça-feira, o segundo na quarta-feira e o terceiro no domingo, os quais contarão com a participação de contadores de histórias convidados e serão abertos a interessados mediante inscrição prévia.

Cinco noites do festival vão ser animadas com sessões de contos e histórias a cargo de narradores de vários cantos do mundo, a começar com a iniciativa 'Há contos na Mouraria!', na terça-feira, na igreja de Santa Maria, a partir das 21:30.

Na noite de quarta-feira, no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, o contador português Jorge Serafim irá contar 'Histórias de que se contam por aí', a partir das 21:00.

Segue-se, na noite de quinta-feira, também no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, 'Histórias de que se contam por aí', pela portuguesa Ana Sofia Paiva, às 21:30, e uma 'Roda de Narradores', a partir das 23:00, com os espanhóis Ana Griott e Celso Sanmartin e a portuguesa Cláudia Fonseca.

Nas noites de sexta-feira e sábado, entre as 21:30 e as 00:00, no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, serão contadas 'Histórias à margem do tempo' por vários contadores de Colômbia, Portugal, Brasil, Espanha, Argélia, Bélgica, Itália e Irlanda.

No sábado, durante o dia, através da iniciativa 'Narrare Humanum Est', o festival vai promover tertúlias para narradores cruzarem "experiências, certezas e dúvidas" e refletirem sobre "o papel da narração e das narrativas na construção e no entendimento do mundo e do outro".

Espetáculos narrativos e poéticos, no Teatro Municipal Pax Julia, e o 'Mercadinho de Coisas Miúdas', no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, com conversas com contadores e à volta de livros, brinquedos, olhares e memórias, são outras iniciativas previstas.

O festival também vai concluir concertos do músico e cantor português Eduardo Ramos, na quarta-feira, dos Parapente 700, na sexta-feira, das Moçoilas, no sábado, e dos Samba sem Fronteiras, no domingo, sempre ao final da noite, no edifício do antigo Hospital da Misericórdia.

Através da iniciativa 'Contos d'ir ao fresco', o festival vai para fora da cidade nas noites de terça-feira a sábado para contadores contarem histórias em espaços públicos de 12 aldeias do concelho de Beja.

O festival nasceu em 2016 da aposta da Câmara de Beja em dar outra regularidade ao projeto de promoção da leitura, da narração oral e da literatura associado ao Palavras Andarilhas - Encontro de Aprendizes do Contar.

O Contar, que se realiza todos os anos, veio substituir o Festival da Narração, através do qual o Palavras Andarilhas, que mantem a periodicidade bianual e a componente de formação para profissionais da leitura, da narração oral e da literatura, se abria ao público em geral com uma programação composta por várias iniciativas, sobretudo sessões de contos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório