Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ópera no Património leva música a monumentos do Centro

O programa 'O.P.(us) - Ópera no Património' vai permitir a realização de grandes concertos nos monumentos de referência da região Centro, a partir de sábado, anunciou hoje o Município de Leiria.

Ópera no Património leva música a monumentos do Centro
Notícias ao Minuto

16:35 - 21/08/17 por Lusa

Cultura Iniciativa

O Mosteiro da Batalha, a Universidade de Coimbra, o Castelo de Leiria, os sítios pré-históricos de arte rupestre do Vale do Rio Coa e de Siega Verde, assim como outros imóveis classificados como monumento nacional, como a Igreja Matriz da Batalha, a Capela de S. Pedro e a Sé de Leiria, a Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa, a Sé de Viseu, o Museu Grão Vasco e o Castelo de Pinhel são alguns palcos por onde vai passar o programa 'O.P.(us) - Ópera no Património', que tem uma duração de três anos.

Numa nota de imprensa, o Município de Leiria afirma que são três ou quatro dias consecutivos de espetáculos em cada concelho nos principais monumentos das cidades.

O projeto visa a realização de um conjunto de eventos de cariz operático associados ao património, à cultura e aos bens culturais dos territórios de Leiria, Batalha, Viseu, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Coimbra, num total de 91 espetáculos por ano, a realizar ainda este ano e em 2018 e 2019, refere a mesma nota.

Segundo a autarquia, integram a programação 18 obras "referenciais da história da música a partir de uma estrutura profissional que integra orquestra, coro, solistas, encontrando-se alinhado com uma estratégia regional que tem como objetivo contribuir para a preservação dos valores naturais e culturais, por via da sua conservação e valorização turística, enquanto fatores de competitividade e de desenvolvimento económico".

Com um investimento de 971.502 euros, o programa inclui residências artísticas, concerto operático na Universidade de Coimbra e residências artístico/pedagógicas, tendo associado animação que comporta conferências, roteiros turístico-culturais, visitas ao património e aos museus de cada município.

A iniciativa contempla ainda a realização de concertos pedagógicos para o público escolar de cada território, ascendendo este número a 55 concertos por ano.

Uma das ideias chave do 'O.P.(us) - Ópera no património', que tem como mentor e programador o maestro José Ferreira Lobo, é a dinamização do património material, através da organização de espetáculos em imóveis ou locais de valor patrimonial extraordinário, seja arquitetónico, urbano ou natural, concedendo à obra musical uma dimensão cénica notável, lê-se na nota de imprensa.

O programa, que assume caráter de festival, abre no sábado, em Pinhel, rumando depois a Vila Nova de Foz Coa, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro.

Leiria e Viseu são os próximos palcos, no dia 07 de setembro, para uma estada de quatro dias, seguindo-se Coimbra (dia 23 de setembro) e Batalha (05 a 08 de outubro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório