Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Dezasseis projetos artísticos recebem 120 mil euros de apoio pontual

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) vai apoiar 16 projetos artísticos, num montante global de 120 mil euros, no âmbito do programa de apoio pontual à edição para 2017, segundo informação disponível na página daquele organismo.

Dezasseis projetos artísticos recebem 120 mil euros de apoio pontual
Notícias ao Minuto

12:32 - 18/08/17 por Lusa

Cultura DGArtes

Os resultados finais do Programa de Apoio Direto para Projetos Pontuais no domínio da Edição, que foram publicados no dia 10 de agosto, especificam que, desses 16 projetos artísticos, oito serão financiados com cinco mil euros e os restantes oito receberão dez mil euros cada.

Esta linha de financiamento foi reforçada em 30 mil euros, face a 2016, o que permitiu apoiar mais quatro projetos artísticos, lê-se na página oficial da DGArtes.

O procedimento foi aberto em abril deste ano e avaliou 68 propostas, tendo previstos desde o início patamares financeiros entre cinco e 10 mil euros.

No conjunto dos apoios atribuídos, a oferta artística teve incidência nas áreas da Música (quatro) e do Teatro (quatro), bem como na Arquitetura (duas), Artes Plásticas (duas), Fotografia (duas) e Cruzamentos Disciplinares (duas).

Na área da música foram contemplados com cinco mil euros os projetos de Carlos Canhoto Almeida (Música portuguesa para saxofone solo), João Godinho (Edição de disco e partituras "Nocturno") e Hugo Vasco Reis, ao passo que a Associação Cultural Os Músicos do Tejo viu apoiado em 10 mil euros a edição mundial, através da Naxos, do CD "Il Mondo dela Luna de P. A. Avondano".

A área do teatro partilha 30 mil euros: os projetos do Pensamento Voador -- Associação para a promoção de ideias e do Teatro Plástico -- Associação Cultural vão receber 10 mil euros cada, enquanto Luis Mestre e a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro vão ser apoiadas com cinco mil euros cada.

Na fotografia, das três únicas candidaturas apresentadas, dois projetos obtiveram financiamento, o do fotógrafo João Pina, que receberá 10 mil euros, e o de Pierrot le fou -- arquitetura e eventos, Lda., com cinco mil euros.

Os dois projetos de arquitetura apoiados pertencem à Circo de Ideias -- Associação Cultural e a Monade Editora Lda., que recebem, respetivamente, cinco mil e dez mil euros.

As artes plásticas têm 20 mil euros para partilhar entre dois projetos: "Revista Contemporânea", de Making Art Happen, e "Os IV Encontros Internacionais de Arte nas Caldas da Rainha -- 1977", da GHOST Associação.

A GHOST Associação viu ainda ser apoiado um outro projeto, na área dos Cruzamentos disciplinares -- ANTI-MONUMENTO -- com cinco mil euros.

Na mesma área artística, foi contemplado com dez mil euros o projeto "DESENHOS EFÉMEROS", de António Jorge de Almeida Gonçalves.

A DGArtes sublinha a "prioridade estratégica" destes projetos, designadamente na "inovação em planos de edição e/ou de distribuição através do recurso a meios digitais fechados ou interativos".

O objetivo é fomentar a "relação entre a arte e as novas tecnologias e o alcance de novos públicos bem como a divulgação da criação e investigação artísticas contemporâneas de autores portugueses".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório