Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Maré de Agosto arranca hoje com músicas do mundo em Santa Maria

O festival Maré de Agosto, nos Açores, vai receber, a partir de hoje e até domingo, cruzamentos entre música de África, Cuba e Estados Unidos, da Irlanda, de França, Espanha e de Portugal.

Maré de Agosto arranca hoje com músicas do mundo em Santa Maria
Notícias ao Minuto

09:50 - 18/08/17 por Lusa

Cultura Açores

Soweto Soul, La Dame Blanche, Bombino, Matt Simons, The Strypes, 3rd Method e Moullinex são alguns dos nomes da programação deste ano do festival de Santa Maria, que se realiza todos os anos desde 1984, de forma ininterrupta.

"Quem vem à Maré, por vezes nem conhece os nomes que estão no cartaz. Vem pela descoberta, pela partilha de cultura, pela partilha de experiências. Somos muito mais que um festival de música", disse à Lusa, em julho, o presidente da Associação Cultural Maré de Agosto e diretor do festival, Hélvio Braga.

Num período em que se realizam vários festivais de música nos Açores, Hélvio Braga justificou como um dos argumentos da Maré de Agosto o fato de ser "um festival de música do mundo" e aquele que no país se realiza há mais tempo de forma contínua.

A lotação do palco da Maré, a baía da Praia Formosa, ronda as 2.900 pessoas.

O cartaz da 33.ª edição do festival inclui os artistas Cristóvam, cantor açoriano nascido na Terceira, Soweto Soul, La Sra. Tomasa e La Dame Blanche, que atuam hoje.

No sábado, atua o guitarrista e cantor Bombino, e ainda Matt Simons, a banda The Strypes e 3rd Method.

O festival encerra no domingo, dia 20 de agosto, com as atuações de Retimbrar, Les Freres Smith, Tiken Jah Fakoly e Moullinex.

Hélvio Braga adiantou que serão três atuações por noite.

Ao final da noite, em vez do tradicional encerramento por um DJ, estarão em palco vários DJ em formato 'live set', com música produzida ao vivo - a principal novidade da componente do cartaz da edição deste ano.

"E há ainda uma surpresa que passará pela atuação do DJ residente, se os concertos terminarem muito cedo, para prolongar a noite até as seis da manhã", acrescentou, indicando que o festival incluiu ainda uma exposição de fotografia, lançamento de um livro e provas desportivas, entre outras atividades.

Durante a realização do festival a população da ilha de Santa Maria, onde residem cerca de 5.500 pessoas, duplica.

Na página oficial da Maré de Agosto estão disponíveis informações relativas ao programa, campismo, bilhetes e transportes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório