Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Bons Sons desafia público a trocar jogos de computador por jogo medieval

Os jogos do Hélder, máquinas diabólicas que fugiram do interior dos computadores e televisões e invadiram o largo central de Cem Soldos, desafiam o público mais jovem do Festival Bons Sons sem novas tecnologias.

Bons Sons desafia público a trocar jogos de computador por jogo medieval
Notícias ao Minuto

18:37 - 12/08/17 por Lusa

Cultura Festival

Um jogo medieval, usando duas cordas para içar uma bola e fazê-la entrar num buraco, foi o ponto de partida para os "jogos do Hélder", projeto que Hélder Sucena dinamiza pelo primeiro ano no Festival Bons Sons, Cem Soldos, no concelho de Tomar.

"Quando fiz este jogo constatei que as crianças tinham dificuldades em perceber a dinâmica de mover a bola sem ser a carregar num botão e veio-me à cabeça tirar os jogos dos computadores e pô-los na rua", disse hoje à Lusa.

As "máquinas diabólicas que fugiram do interior dos computadores e televisões" não são mais que jogos como "'flipers', 'bowling', bilhar e tantos outros que os miúdos jogam no computador", feitos em grandes dimensões por Hélder Sucena, em materiais "tão simples como corda ou madeira" e movidos apenas "com a energia mais acessível do mundo: a humana".

Dezoito dos cerca de 100 jogos criados por Hélder desde 2013 estão desde sexta-feira espalhados pela praça central de Cem Soldos e já atraíram, até ao início da tarde de hoje "centenas de miúdos e pais que passam aqui algumas horas a jogar".

O interesse despertado pelos jogos do Hélder não é novo já que, lembra, "trabalho com outros eventos e também muito com lares, onde os idosos aderem ao desafio e acabam por ganhar em mobilidade e dinâmica".

Mas em Cem Soldos, "o ambiente que se vive é de tal forma fabuloso" que, ao segundo dia de festival os jogos são disputados por "gente de todas as idades e de todos os géneros, desde as crianças, aos pais, a jovens que simplesmente querem experimentar esta versão diferente do que costumam jogar 'online'", acrescentou.

Os jogos do Hélder estão disponíveis durante os dias do festival, entre as 11:00 e as 18:00, "sob protesto dos jogadores" que "na sexta-feira não o queriam deixar retirar do recinto".

Os jogos do Hélder são uma das atividades paralelas disponibilizadas Festival Bons Sons, que Cem Soldos, no concelho de Tomar, até segunda-feira.

Durante quatro dias 45 artistas e grupos de música portuguesa sobem aos oito palcos da aldeia, onde hoje o público pode assistir às atuações de Né Ladeiras, Mão Morta, Throes + The Shine, Lúcia Vives e João Raposo, Filipe Valentim, Filipe Sambado, Les Saint Armand, Señoritas e Madeiro/Lucas.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório