Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Abertas as inscrições para festival Caminhos do Cinema Português

As inscrições de filmes para as secções competitivas do festival Caminhos do Cinema Português, que se vai realizar em Coimbra, estão abertas, informou hoje a organização.

Abertas as inscrições para festival Caminhos do Cinema Português
Notícias ao Minuto

14:33 - 09/08/17 por Lusa

Cultura Coimbra

O 'Call for movies' para a 23.ª edição do Caminhos do Cinema Português, que decorre de 27 de novembro a 05 de dezembro, está aberto até 27 de agosto para as duas categorias competitivas - Seleção Caminhos e Seleção Ensaios -, anunciou hoje a organização do festival, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A Seleção Caminhos é destinada "a jovens autores e a autores consagrados" do cinema português, sendo que a Seleção Ensaios destina-se a todas as produções feitas em meio académico ou escolar, em Portugal ou no estrangeiro, explica a mesma nota.

Para a Seleção Caminhos há normalmente "300 a 350 filmes" a concurso, sendo que são selecionados 60 a 65, explanou o diretor do festival, Vitor Ferreira, referindo que na Seleção Ensaios tem-se registado "um fluxo inimaginável", face à abertura a escolas de cinema internacionais.

Em 2015, o festival recebeu um total de 1.126 submissões de filmes às secções competitivas, entre longas, curtas e animações.

A organização espera encontrar um equilíbrio "entre géneros, gerações e estilos", por forma a demonstrar "a abertura do evento para a variedade cinematográfica portuguesa".

Além das secções competitivas, o festival Caminhos do Cinema Português vai contar ainda com sessões temáticas, "bem como um programa pedagógico e científico no domínio da discussão e formação de públicos".

O Caminhos do Cinema Português realiza-se em Coimbra desde 1988.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório