Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Teatro e maratona fotográfica para celebrar Dia Muncial da Fotografia

A peça 'Por Revelar', com texto, conceção e interpretação de Isabel Mões, a partir do relato da avó, que "colecionava na memória um pequeno lote de fotografias 'perdidas'", faz parte da programação do Dia Mundial da Fotografia, no Porto.

Teatro e maratona fotográfica para celebrar Dia Muncial da Fotografia
Notícias ao Minuto

12:30 - 09/08/17 por Lusa

Cultura Porto

De acordo com o Centro Português de Fotografia, instalado no edifício da antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, "é a partir do relato da avó, que colecionava na memória um pequeno lote de fotografias que tirou, mas que nunca chegou a ver", que a atriz constrói este espetáculo, transitando entre "a recordação dessa descrição e a imaginação dos acontecimentos".

"Esse ponto de partida vai observando a nossa relação entre a fotografia e a memória visual e afetiva dos lugares e das pessoas, num jogo permanente entre imagem, memória e fantasia", esclarece.

'Por Revelar' é um espetáculo que fala de fotografia, da ausência da imagem e de memória.

Este projeto é o primeiro de um conjunto de dois espetáculos que, alicerçados pela memória individual, buscam refletir sobre "o modo como nos relacionamos em sociedade e o mundo atual, numa tentativa de nos servirmos do passado para pensar sobre o presente".

No âmbito das comemorações do Dia Mundial, o Olhares.com e a Academia Olhares organizam uma Maratona Fotográfica no Porto.

"Num dia que se prevê de partilha de experiências fotográficas e de aprendizagens, será também uma oportunidades única para descobrir ou redescobrir alguns dos mais recônditos locais do centro histórico do Porto", explicam os organizadores.

No final da maratona, os participantes terão de enviar para a organização as fotografias a concurso, e os primeiros classificados serão premiados com uma câmara fotográfica e vales de 120 euros e 60 euros, respetivamente.

No dia haverá ainda a possibilidade de visitar as exposições patentes no Centro Português de Fotografia.

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto. A data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre, em 1837.

A 19 de agosto de 1939, o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório