Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Festival de música experimental No Noise acontece hoje no Porto

A associação Sonoscopia, no Porto, acolhe hoje a terceira edição do festival de música experimental No Noise, numa sequência de nove projetos com várias atividades paralelas.

Festival de música experimental No Noise acontece hoje no Porto
Notícias ao Minuto

10:30 - 05/08/17 por Lusa

Cultura Sonoscopia

A oferta musical atravessa várias nacionalidades, da israelita Dganit Elyakim ao sérvio Alen Ilijic, além dos espanhóis Machine Gun Medusa e Nostoc.

Quanto a projetos portugueses, estarão presentes artistas portuenses como Jorge Coelho, O Lendário Homem do Trigo, Well, de Inês Castanheira e João Sarnadas, Paisel, de João Filipe e Julius Gabriel, e ainda Linden, composto por Diana Combo e Tiago Silva.

"Comum a todos estes projetos é a afinidade com a ética 'do-it-yourself', a liberdade criativa e a exploração sonora", nota a organização, num texto de apresentação do evento.

Além da música, que varia em géneros "desde o 'noise' até ao 'dada-pop'", também haverá espaço para "mini-golf, sono-gastronomia, grelhadores-tuning e várias bancas com edições independentes" de discos.

"O No Noise é aquilo que nós fazemos que cruza coisas mais díspares. São todos músicos creditados e conceituados, que fazem excelentes trabalhos, mas não temos cá o Nick Cave ou os Metallica. Gostávamos de os ter cá, mas a assistir aos concertos", explicou, em entrevista à Lusa dias antes do evento, Gustavo Costa, um dos diretores-gerais da associação.

A ideia por detrás do evento é ser "uma festa, uma celebração sem grandes alaridos", que funcione como "uma espécie de purga antes das férias e não como um festival tradicional", continuando a "cobrir uma zona musical muito desprotegida", no qual já ganharam "algum estatuto" em Portugal e na Europa.

"Solidificámos a nossa presença neste cenário europeu, e acolhermos muitos músicos faz com que possamos apresentar o nosso trabalho noutros lados", comentou Gustavo Costa.

Um "grande projeto" em que a equipa da Sonoscopia se tem dedicado é o TransArchive, um projeto de manipulação de sons de ambiente e arquivo, criado a partir de uma outra iniciativa da associação, o Phonambient.

A terceira edição do No Noise arranca pelas 16:00 de hoje, com a atuação de Linden, Jorge Coelho, Well, Machine Gun Medusa ou Alen Ilijic, entre outros nomes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório