Meteorologia

  • 18 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

'Colo' de Teresa Villaverde com estreia marcada para 5 de outubro

O filme "Colo", da realizadora Teresa Villaverde, tem estreia comercial marcada, nas salas portuguesas de cinema, para o próximo dia 05 de outubro, anunciou hoje a Leopardo Filmes.

'Colo' de Teresa Villaverde com estreia marcada para 5 de outubro
Notícias ao Minuto

15:45 - 03/08/17 por Lusa

Cultura Filme

'Colo', que teve estreia mundial em fevereiro, no festival de cinema de Berlim, foi distinguido em junho com o grande prémio Bildrausch Ring of Cinema Art, no festival suíço Bildrausch, dedicado ao cinema de autor, que se classifica como um "festival de festivais".

Depois da estreia em Berlim, 'Colo', a mais recente longa-metragem de Teresa Villaverde, tem passado por festivais em Hong Kong, Áustria, Uruguai e Turquia, além de ter sido o filme de abertura do IndieLisboa deste ano.

Protagonizado por Beatriz Batarda e João Pedro Vaz, 'Colo' é um filme com pouca esperança, sobre "sociedades exaustas" e sobre "a ideia do direito à felicidade, uma coisa de que praticamente já nem se fala", disse a realizadora à Lusa, em fevereiro.

São personagens desamparadas, vítimas de um problema de comunicação: "Estão nitidamente perdidos, sem colo e sem saber sequer onde é que hão de procurar esse colo e resolver as coisas. E eu, que estou a olhar para eles, também não sei o que lhes hei de dizer. O filme é muito isso", descreveu a realizadora de 'A Idade Maior'.

Nascida em Lisboa em 1966, Teresa Villaverde trabalhou com João César Monteiro, José Álvaro Morais e João Canijo antes de se estrear como realizadora nos anos 1990.

Da mesma geração de realizadores como Pedro Costa e João Pedro Rodrigues, Teresa Villaverde tem também um percurso premiado e reconhecido por festivais internacionais, em que se destacam, entre outros filmes, 'Três irmãos' (1994), que teve estreia mundial em Veneza, ou 'Os Mutantes' (1998) e 'Transe' (2006), selecionados para Cannes.

De acordo com o mais recente Mapa de Estreias da Leopardo Filmes, 'Colo' chegará às salas portuguesas na primeira quinta-feira de outubro, após outras estreias da distribuidora, como a comédia 'Wiener-Dog - Uma Vida de Cão', de Todd Solondz, prémio do júri no Festival de Deauville, em 2016, agendada para o próximo dia 17, que conta com Julie Delpy entre os protagonistas.

Para o último dia de agosto está anunciada a estreia de 'The Sea of Trees', de Gus van Sant, com Matthew McConaughey e Naomi Watts, filme que foi selecionado para Cannes, a par de uma produção do realizador de 'Elephant' e 'Paranoid Park' - o filme 'I am Michael', dirigido por Justin Kelly e protagonizado por James Franco.

A produção francesa também entra no mapa da Leopardo, com 'Os Desastres de Sofia', de Christophe Honoré, sobre as histórias da Condessa de Ségur, que chega às salas em 24 de agosto, e, no dia 28 de setembro, 'Frantz', drama de época de François Ozon, que esteve no Festival de Veneza, no ano passado, tendo dado o prémio Marcello Mastroianni de interpretação à atriz Paula Beer.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório