Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Espetáculo de marionetas gigantes e projeção de vídeo em Alcobaça

A companhia de Marionetas de Alcobaça estreia, entre 17 e 19 de agosto, o espetáculo "Lúmen" em que marionetas gigantes vão ter como cenário imagens vídeo projetadas no mosteiro, o ponto de partida para uma digressão internacional.

Espetáculo de marionetas gigantes e projeção de vídeo em Alcobaça
Notícias ao Minuto

19:50 - 28/07/17 por Lusa

Cultura Eventos

"É a produção mais ambiciosa" da companhia da S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos, que propõe um "espetáculo de teatro de rua com 10 marionetas de cinco metros de altura manipuladas manualmente a partir do chão", explicou à agência Lusa um dos diretores da companhia José Gil, antecipando a peça, que é apresentada hoje aos jornalistas.

As marionetas vão ter como cenário o próprio Mosteiro de Alcobaça e imagens vídeo projetadas na fachada do monumento.

"Não vai haver lugares sentados, não há um espaço cénico definido e os espetadores vão estar dentro do espetáculo", adiantou.

Depois de Alcobaça, a companhia deverá entrar em digressão internacional, uma vez que já existem "contactos" para apresentar o espetáculo na Bélgica, Alemanha e Inglaterra.

O diretor explicou que o tamanho gigante das marionetas em interação com o 'videomapping' e com música "está a despertar um interesse grande a nível internacional".

Com duração de 30 minutos, a obra conta uma "história de amor" que leva o espectador até D. Pedro e Inês de Castro, cujos túmulos se encontram no mosteiro.

"As pessoas vão remeter para essa história, mas não é isso que se pretende", afirmou José Gil, adiantando que tratando-se de um "espetáculo visual e sem palavras", resultante do jogo de luz, "é uma espécie de alegoria do conhecimento".

Com um investimento de 75 mil euros, o espetáculo é financiado por fundos comunitários destinados a 'Lugares Património Mundial da Região Centro', e apoiado pela Câmara Municipal de Alcobaça e pelo Turismo do Centro.

Com direção artística de José Gil, Sofia Olivença Vinagre e Natacha Costa Pereira, responsáveis pela construção das marionetas, o trabalho envolve mais de uma centena de profissionais.

Em fevereiro, S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos foi selecionada para representar Portugal no festival Harmony World Puppet, em Kanchanaburi, na Tailândia, país onde, em 2014, recebeu o prémio de Melhor Espetáculo Tradicional.

Em 2016, bateu o recorde de espetáculos com 110 apresentações de 11 produções originais, que estiveram em itinerância de norte a sul de Portugal, passando pelos Açores, mas também em palcos de seis países.

Na bagagem, os marionetistas trouxeram, da Polónia, o prémio "Melhor Manipulação" com os espetáculos "Dom Roberto" e "etc?" e, da China, o prémio "Inovação Artística", com "etc?", um espetáculo sem palavras.

Na internacionalização, o apoio veio da Direção-Geral das Artes, Fundação Oriente e Fundação GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas.

A companhia foi fundada em 1997 e conta com múltiplos prémios desde a melhor produção nacional de videoclips (2001) ao Troféu Afonso Lopes Vieira (2006), passando pelo Melhor espetáculo tradicional de marionetas de rua no Wayang World Puppet Carnival, na Indonésia, em 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório