Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

TEC encena Auto d'El-Rei Seleuco, de Camões, para Festival Internacional

O Teatro Experimental de Cascais (TEC) apresenta em setembro, no âmbito do Festival Internacional de Cultura (FIC), que se realiza em Cascais, "Auto d'El-Rei Seleuco", de Luis de Camões, anunciou hoje a organização.

TEC encena Auto d'El-Rei Seleuco, de Camões, para Festival Internacional
Notícias ao Minuto

15:25 - 25/07/17 por Lusa

Cultura Teatro

O FIC realiza-se este ano sob o mote "Camões: ao desconcerto do mundo", e projeta 12 concertos, 11 exposições, ciclos de cinema, artes de rua, gastronomia e aquele que será "o primeiro evento que reúne artesãos, arquitetos e designers nacionais e internacionais", além de uma feira do livro e de um ciclo de debates, anunciou o grupo editorial Leya, coorganizador do certame com a câmara cascalense e a Fundação D. Luís I.

Segundo a mesma fonte, esta edição terá "a mais longa e reforçada programação", durante os 30 dias em que irá decorrer.

O TEC, além do auto de Luís de Camões (1524-1580), organiza, no âmbito do FIC, a Mostra_T, mostra de teatro jovem.

O "Auto d'El-Rei Seleuco" vai ser apresentado pelo TEC no jardim da Casa Sommer-Arquivo Municipal de Cascais, nos dias 28 e 29 de setembro.

A 2.ª edição da Mostra_T realiza-se no Teatro Municipal Mirita Casimiro, no Monte Estoril, de 15 de setembro a 04 de outubro.

A iniciativa, segundo a mesma fonte, é constituída por seis espetáculos de jovens criadores e de grupos recém-formados, saídos da Escola de Teatro do TEC, nas áreas da escrita teatral, encenação e representação.

O TEC tem sido parceiro do Festival Internacional de Cultura desde a primeira edição, em 2015, altura em que apresentou leituras encenadas de "Dom Quixote de la Mancha", do escritor espanhol Miguel Cervantes (1547-1616).

No ano passado, o TEC apresentou um espetáculo em torno da obra do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare (1564-1616).

Entre os nomes já anunciados que participam no FIC contam-se as do romancista norte-americano Paul Auster, autor de "A Música do Acaso", o do neurocirurgião britânico Henry Marsh e o do cantor Salvador Sobral, que este ano venceu o Festival da Eurovisão, com a canção "Amar pelos Dois".

Arundhati Roy, Rosa Montero, Maylis de Kerangal, Sophie Hannah, Selva Almada, Sandra Navidi, Lídia Jorge, Patrícia Portela e Inês Pedrosa são outras personalidades já anunciadas.

As primeiras sessões do ciclo de debates e encontros com escritores, uma das áreas de destaque do FIC, estão agendadas para os dias 02 e 03 de setembro, respetivamente com a escritora indiana Arundhati Roy, que conversará com a jornalista Ana Daniela Soares, e com a romancista francesa Maylis de Kerangal, num diálogo com os escritores portugueses Pedro Vieira e Inês Pedrosa, curadora desta parte do festival.

O número de concertos, doze previstos, duplica relativamente aos realizados no ano passado, enquanto o cinema terá "um lugar especial", com um ciclo a realizar junto à muralha da Cidadela, "assente em alguns dos grandes êxitos da temporada cinematográfica, bem como um certame de cinema de autor".

À edição deste ano regressa o Muraliza-Festival de Arte Mural, e surgem novas iniciativas como o Out///fest, dedicado à música eletrónica, e a Portuguese Makers Craft Week, "o primeiro evento que reúne artesãos, arquitetos e designers nacionais e internacionais".

Na área das artes estão previstas 11 exposições de pintura, fotografia, banda desenhada e de livros de artista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório