Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cante alentejano homenageado na vila medieval de Monsaraz

O cante alentejano, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, vai ser homenageado na Festa do Cante nas Terras do Grande Lago, que começa no sábado, na vila medieval de Monsaraz, no distrito de Évora.

Cante alentejano homenageado na vila medieval de Monsaraz
Notícias ao Minuto

09:47 - 20/07/17 por Lusa

Cultura Património

A iniciativa, cujo programa foi divulgado hoje pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, vai decorrer no sábado e nos dias 28 e 29 deste mês e inclui, além da homenagem ao cante alentejano, a atuação de grupos corais, encontros e o lançamento de livros.

A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago abre, no sábado, às 22:00, na Casa do Cante, em Telheiro, perto de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, com o espetáculo Cante e a Atualidade.

Nesta noite, estão previstas as atuações dos grupos corais da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e da Freguesia de Monsaraz, do Rancho Coral e Etnográfico da Aldeia Nova de S. Bento e do Grupo de Danças e Cantares de S. Pedro de Maceda.

A fadista Fábia Rebordão, que recebeu o Prémio Amália Revelação, em 2012, vai ser a madrinha do espetáculo Alentejo Coral Jovem, que está marcado para o dia 28, a partir das 22:00, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz.

Em palco vão estar o Grupo Coral Os Bel'Aurora de Campinho, Grupo Coral Os Amigos do Cante Alentejano de São Marcos do Campo - Os Falcões do Alentejo, Grupo Coral Bafos de Baco, de Cuba, Grupo Coral da Vidigueira, Tertúlia dos Amigos do Cante de Alcáçovas e Al-Canti.

Segundo os promotores, o encontro de grupos corais juvenis reflete as indicações da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) quando distinguiu o cante alentejano, ao responsabilizar a comunidade para a sua preservação e salvaguarda.

Para o dia 29, às 17:30, na Casa do Cante, está agendado o lançamento do livro "Cantar no Alentejo - A Terra, o Passado e o Presente", da Estremoz Editora, com coordenação de Maria do Rosário Pestana e Luísa Tiago de Oliveira.

No mesmo dia, a partir das 22:00, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, decorre a Gala do Cante, com a atuação da fadista Fábia Rebordão e dos grupos corais da Freguesia de Monsaraz, Ateneu Mourense, Os Camponeses de Pias e Vozes do Campo Branco de Cascais.

A Gala do Cante inclui ainda a declamação de poemas de Manuel Sérgio, acompanhado à guitarra por José Farinha, e a atribuição da Chave de Honra da vila de Monsaraz ao ganadeiro Luís Rocha e ao presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório