A iniciativa, cujo programa foi divulgado hoje pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, vai decorrer no sábado e nos dias 28 e 29 deste mês e inclui, além da homenagem ao cante alentejano, a atuação de grupos corais, encontros e o lançamento de livros.
A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago abre, no sábado, às 22:00, na Casa do Cante, em Telheiro, perto de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, com o espetáculo Cante e a Atualidade.
Nesta noite, estão previstas as atuações dos grupos corais da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e da Freguesia de Monsaraz, do Rancho Coral e Etnográfico da Aldeia Nova de S. Bento e do Grupo de Danças e Cantares de S. Pedro de Maceda.
A fadista Fábia Rebordão, que recebeu o Prémio Amália Revelação, em 2012, vai ser a madrinha do espetáculo Alentejo Coral Jovem, que está marcado para o dia 28, a partir das 22:00, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz.
Em palco vão estar o Grupo Coral Os Bel'Aurora de Campinho, Grupo Coral Os Amigos do Cante Alentejano de São Marcos do Campo - Os Falcões do Alentejo, Grupo Coral Bafos de Baco, de Cuba, Grupo Coral da Vidigueira, Tertúlia dos Amigos do Cante de Alcáçovas e Al-Canti.
Segundo os promotores, o encontro de grupos corais juvenis reflete as indicações da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) quando distinguiu o cante alentejano, ao responsabilizar a comunidade para a sua preservação e salvaguarda.
Para o dia 29, às 17:30, na Casa do Cante, está agendado o lançamento do livro "Cantar no Alentejo - A Terra, o Passado e o Presente", da Estremoz Editora, com coordenação de Maria do Rosário Pestana e Luísa Tiago de Oliveira.
No mesmo dia, a partir das 22:00, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, decorre a Gala do Cante, com a atuação da fadista Fábia Rebordão e dos grupos corais da Freguesia de Monsaraz, Ateneu Mourense, Os Camponeses de Pias e Vozes do Campo Branco de Cascais.
A Gala do Cante inclui ainda a declamação de poemas de Manuel Sérgio, acompanhado à guitarra por José Farinha, e a atribuição da Chave de Honra da vila de Monsaraz ao ganadeiro Luís Rocha e ao presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.