Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Saturday Night Live e 'Westworld' dominam as nomeações para os Emmys

O histórico talkshow Saturday Night Live, da NBC, e a série 'Westworld', da HBO, dominam as nomeações para os Emmy, prémios norte-americanos de televisão, anunciados hoje, em Los Angeles.

Saturday Night Live e 'Westworld' dominam as nomeações para os Emmys
Notícias ao Minuto

20:33 - 13/07/17 por Lusa

Cultura Prémios

'Guerra dos Tronos', também da HBO, que detém o recorde de Emmys conquistados por uma série dramática (38), está fora de competição, pelo atraso na estreia da sétima temporada.

Saturday Night Live, que este ano se destacou pela crítica ao Presidente norte-americano e à sua administração, foi criado pelo produtor Lorne Michaels, em 1975, soma perto de 830 emissões e, até agora, tinha conquistado 45 Emmys. O programa reforça o recorde de nomeações, ultrapassando as 230.

Além de nomeado para melhor programa de entretenimento (Outstanding Variety Sketch Series), o Saturday Night Live tem a maioria dos seus atores na lista final de candidatos nesta área de comédia, com Alec Baldwin, e a sua personificação de Donald Trump, e Melissa McCarthy, com a caricatura do porta-voz da Casa Branca Sean Spicer, a dominarem as atenções.

No drama, a série 'Westworld' soma 22 nomeações. Seguem-se Stranger Things, com 18 nomeações, centrada na década de 1980 e em filmes de culto dessa época. 'Feud', protagonizada por Jessica Lange e Susan Sarandon, com 17 nomeações, evoca a rivalidade das atrizes Joan Crawford e Bette Davis.

As candidatas a melhor série dramática contam ainda com 'Better Call Saul', o 'spin-off' de Breaking Bad, 'The Crown', sobre a família real britânica, 'The Handmaid's Tale', baseada no romance homónimo da escritora canadiana Margaret Atwood, 'This is Us', que conta a história de uma família, ao longo de várias décadas.

Com três prémios consecutivos como melhor comédia, 'Veep', uma sátira política protagonizada por Julia Louis-Dreyfus, volta a liderar as nomeações nesta categoria.

Tem rivais em 'Atlanta', criada e protagonizada por Donald Glover, sobre dois primos que querem um lugar de destaque no 'rap' de Atlanta, 'Uma Família Muito Moderna', que vai na nona série e soma vários Emmy, 'Master of None', à volta da vida pessoal e profissional de um ator de 30 anos em Nova Iorque, assim como em 'Black-ish', 'Silicon Valley', 'Transparent' e 'Unbreakable Kimmy Schmidt'.

Viola Davis, que este ano venceu o Óscar de melhor atriz secundária, pelo desempenho em 'Vedações', está nomeada de novo para melhor atriz dramática, pelo papel em 'Como defender a um assassino', a par de Claire Foy ('The Crown'), Evan Rachel Wood ('Westworld'), Robin Wright ('House of Cards'), Keri Russell ('Os Americanos') e Elisabeth Moss ('The Handmaid's Tale').

Para melhor ator dramático, os candidatos são Sterling K.Brown e Milo Ventimiglia (ambos de 'This is Us'), Kevin Spacey ('House of Cards'), Bob Odenkirk ('Better Call Saul'), Matthew Rhys ('Os Americanos'), Liev Schreiber ('Ray Donovan') e Anthony Hopkins ('Westworld').

Na comédia, Julia Louis-Dreyfus ('Veep') arrisca-se ao sexto Emmy consecutivo como melhor atriz, ao lado de Ellie Kemper ('Unbreakable Kimmy Schmidt'), Pamela Adlon ('Better Things'), Tracee Ellis Ross ('Black-ish'), Allison Janney ('Mom'), Jane Fonda e Lily Tomlin ('Grace and Frankie').

Os candidatos a melhor ator de comédia são Jeffrey Tambor ('Transparent'), Donald Glover ('Atlanta'), Anthony Anderson ('Black-ish'), Aziz Ansari ('Master of None'), William H. Macy ('Shameless') e Zach Galifianakis ('Baskets').

Além de Viola Davis, Jessica Lange, Susan Sarandon, Jane Fonda, Anthony Hopkins e Kevin Spacey, há outros vencedores de Óscares nomeados para os Emmy, por participações noutras produções televisivas.

É o caso de Meryl Streep, pela narração de 'The Price of Victory', sobre a II Guerra Mundial, Robert de Niro, pelo papel de Bernie Madoff, em 'The Wizard of Lies', Nicole Kidman e Reese Whiterspoon, por 'Big Little Lies', Tom Hanks, pela participação em Saturday Night Live, Geoffrey Rush, pelo desempenho de Einstein, em 'Genius', de Ron Howard, que também está nomeado.

A 'Guerra dos Tronos', saga criada por David Benioff e D.B. Weiss, sobre 'A Song of Ice and Fire', de George R.R. Martin, está fora dos Emmy, pela primeira vez em sete anos, pela estreia da nova temporada se verificar após o encerramento das inscrições nos prémios.

A sétima temporada de 'A Guerra dos Tronos' estreia-se no domingo, nos Estados Unidos, e na segunda-feira, em Portugal.

A cerimónia de entrega dos Emmys está marcada para 17 de setembro, em Los Angeles.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório