Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

A arquitetura, na visão do fotógrafo Fernando Guerra, hoje no CCB

A prática fotográfica de Fernando Guerra, na área da arquitetura, primeira paixão antes de se licenciar nesta área, vai ser revelada ao "raio-x" numa exposição que é inaugurada hoje, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

A arquitetura, na visão do fotógrafo Fernando Guerra, hoje no CCB
Notícias ao Minuto

07:00 - 11/07/17 por Lusa

Cultura Mostra

A exposição intitula-se "Fernando Guerra - Raio X de uma prática fotográfica" e, de acordo com o CCB, será inaugurada às 19:00, na Garagem Sul - Exposições de Arquitetura.

Com curadoria de Luís Santiago Baptista e do fotógrafo Fernando Guerra, a exposição responde à evolução técnica do campo da fotografia nas últimas décadas, marcada essencialmente pela afirmação dos novos meios digitais.

Fernando Guerra tem acompanhado a produção arquitetónica contemporânea, e as suas reportagens fotográficas são habitualmente difundidas a uma escala global, através da plataforma virtual "Últimas Reportagens", que constitui "um ponto de vista privilegiado sobre a arquitetura de hoje".

Após terminar a licenciatura em Arquitetura, Fernando Guerra foi trabalhar para um atelier em Macau e, sempre que podia, saía com uma câmara Leica, em busca de imagens das pessoas e do seu quotidiano.

Regressado a Portugal em 1998, foi desafiado pelo irmão, também arquiteto, Sérgio Guerra, e começou a fotografar projetos de arquitetura, acabando ambos por fundar a empresa FG+SG, que tem hoje uma prática fotográfica premiada e reconhecida internacionalmente, no setor.

No ano passado, Fernando Guerra venceu o Prémio do Público da plataforma norte-americana 'online' Architizer A+, especializada em arquitetura, com as imagens da sede do Parque Natural da Ilha do Fogo, em Cabo Verde.

Em 2015, foi o vencedor da edição do prémio de fotografia Arcaid Images.

A dupla Fernando e Sérgio Guerra (FG+SG) tem trabalhado com arquitetos como Álvaro Siza Vieira, Manuel Mateus, Manuel Graça Dias, Gonçalo Byrne e João Luís Carrilho da Graça, Márcio Kogan, Isay Weifeld, Arthur Casas, Pei Cobb Freed.

Era também um colaborador regular da arquiteta de origem iraquiana Zaha Hadid, que morreu em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório