Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Obra de Julião Sarmento abre hoje o Mapa de Arte Pública do Porto

O Mapa de Arte Pública da cidade do Porto vai ser apresentado hoje, nas instalações da empresa Águas do Porto, numa cerimónia que também vai ficar marcada pela inauguração de uma obra do artista plástico Julião Sarmento.

Obra de Julião Sarmento abre hoje o Mapa de Arte Pública do Porto
Notícias ao Minuto

08:00 - 10/07/17 por Lusa

Cultura Inauguração

A Câmara Municipal do Porto adiantou, no final da semana passada, que, do Mapa de Arte Pública, constam "219 esculturas e painéis de arte pública no Porto, sistematizando uma nova abordagem ao imenso acervo patrimonial da cidade".

Ainda segundo a autarquia, a cerimónia de apresentação vai contar com a presença do artista plástico Julião Sarmento, que inaugurará a sua obra "Self-portrait as a Fountain (Fat Chance Bruce Nauman)", a sua primeira "obra de arte pública no Porto", incluída no mapa apresentado e que ficará nos jardins da quinta onde está a sede da empresa municipal Águas do Porto.

O evento terá lugar na rua do Barão de Nova Sintra, 285, às 12:00, e apresentará "cinco propostas de atravessamento do território com itinerários temáticos: Rota Histórica, Rota da Água, Rota das Letras, Rota Escola das Belas Artes e Rota de Arte Contemporânea".

A criação do Mapa de Arte Pública do Porto foi anunciada em março pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que então avançou que o roteiro incluiria obras públicas de Fernando Lanhas, João Louro, Dalila Gonçalves, Rui Chafes e Alberto Carneiro, "além de outras já pré-existentes na cidade, como a escultura de Ângelo de Sousa, na avenida da Boavista, e o conjunto de Juan Muñoz na Cordoaria", como se pode ler em nota informativa no 'site' da autarquia.

Na mesma nota pode ainda ler-se que este mapa estará disponível em locais como "os postos de turismo, o aeroporto e outros pontos estratégicos", concretizando uma ideia do antigo responsável pela área cultural do Porto, Paulo Cunha e Silva, que morreu em novembro de 2015, de ver a "cidade como um museu a céu aberto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório