Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

The XX e Alt-J renovaram relação afetiva com o público português

Os britânicos The XX e Alt-J mataram saudades do público português na quinta-feira no festival NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés (Oeiras), onde já tinham atuado anos antes, renovando a ligação afetiva com os fãs.

The XX e Alt-J renovaram relação afetiva com o público português
Notícias ao Minuto

06:25 - 07/07/17 por Lusa

Cultura NOS

Em edições anteriores, ambos tinham tocado em palcos mais pequenos, regressando agora ao festival para ocuparem o palco maior, onde foram recebidos de forma esfusiante por milhares de espetadores.

"Adoramos tanto esta cidade que até fizemos cá um festival e não vínhamos cá há algum tempo", disse Oliver Sim, vocalista e baixista dos The XX, depois de terem desfiado muitos dos êxitos, como 'Crystalised', 'Islands' e 'Say something loving', do recente álbum 'I see you', motivo da atual digressão.

Recebido com gritos, telemóveis erguidos, muita gente encavalitada em ombros e a trautear até as melodias da guitarra de Romy Croft, o grupo agradeceu a receção calorosa e admitiu que adora atuar festivais, feitos para serem divertidos.

Antes, estiveram no palco principal os britânicos Alt-J, pela terceira vez no festival e também eles fãs confessos de Portugal.

'Nós adoramos mesmo Portugal', disse a dada altura Joe Newman, o guitarrista e vocalista.

Apesar de terem editado já este ano 'Relaxer', o alinhamento do concerto foi feito dos três discos. Com o público a acolher com especial entusiasmo temas do disco de estreia, 'An Awesome Wave' (2012), como 'Taro', 'Breezeblocks' ou 'Matilda', este acompanhado em coro.

O prémio do concerto mais rock coube ao norte-americano Ryan Adams, que está em digressão com o álbum 'Prisoner', editado em fevereiro, e atuou para uma plateia mais atenta do que expansiva

Num final de tarde, que prometia chuva, mas que se desanuviou, os portugueses You Can't Win Charlie Brown aproveitaram o concerto no palco principal do Nos Alive para apresentarem temas de 'Marrow', editado no final do ano passado.

'Não têm noção do prazer que é estar aqui a tocar para esta gente toda', partilhou Afonso Cabral, um dos vocalistas do grupo, com o público, que ao final da tarde já enchia o espaço em frente ao palco principal.

Entre os portugueses que atuaram na quinta-feira no NOS Alive, destaque também para Miguel Araújo, que por duas vezes (às 20:20 e às 21:40) sobrelotou o exíguo palco Fado Café.

A agência Lusa e dezenas de outras pessoas tentaram, sem sucesso, ver e ouvir o músico portuense.

Com o calendário da campanha eleitoral ainda a algumas semanas de distância, foi ainda possível ver no festival alguns dos candidatos à câmara municipal de Oeiras: Paulo Vistas, o atual autarca, e Isaltino Morais, ambos em candidaturas independentes.

O primeiro dia do 11.º festival NOS Alive terá ainda atuações que se prolongarão pela madrugada, nomeadamente com o canadiano The Weeknd -- um dos nomes mais esperados pelo público -, Bonobo, Glass Animals e Batida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório