Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

'Apanhados' fala das investigações às fortunas dos "ricos e poderosos"

As investigações judiciais às fortunas escondidas dos "ricos e poderosos", incluindo José Sócrates e Ricardo Salgado, e os jogos de bastidores nos processos Furacão, Monte Branco e Marquês surgem agora no livro 'Apanhados', do jornalista António José Vilela.

'Apanhados' fala das investigações às fortunas dos "ricos e poderosos"
Notícias ao Minuto

09:40 - 03/07/17 por Lusa

Cultura Livros

Segundo a editora Manuscrito, o livro faz uma "viagem às investigações judiciais e aos jogos de bastidores de três grandes operações ainda em investigação no Ministério Público: Furacão, Monte Branco e Marquês, encontrando-se no centro da narrativa "os milhões de euros escondidos através de complexos circuitos e entidades sediadas em offshores".

O livro, de quase 500 páginas, debruça-se também sobre a evolução do Ministério Público e dos investigadores face à complexa criminalidade económica, relatando algumas situações insólitas ocorridas durante diligências, e ainda a forma como os vários processos e os seus protagonistas se encadeiam.

O autor convida-nos a conhecer "as fortunas escondidas dos Barbot, dos irmãos Sacoor, Horta e Costa e Ricardo Salgado, os pagamentos feitos por fora a Scolari ou Jorge Jesus, a mulher fatal de Isaltino Morais, os circuitos de offshores na Suíça, Panamá, Cabo Verde ou Singapura, a conspiração da PT, os homens-sombra dos Espírito Santo e como Sócrates foi apanhado".

António José Vilela, jornalista há 25 anos, apresenta no livro um mundo de "esquemas e circuitos internacionais de fuga ao fisco, por onde passam muitas malas carregadas de dinheiro".

O livro 'Apanhados' é lançado na quarta-feira na FNAC do Colombo e será apresentado pelo advogado Nuno Godinho de Matos e pelo diretor da revista Sábado, Eduardo Dâmaso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório