Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Tomar recua ao período medieval de 6 a 9 de julho com Festa Templária

Tomar volta a ser um burgo medieval de 06 a 09 de julho, com a Festa Templária a "transportar no tempo" quem visitar a cidade nesses dias, com destaque para a recriação do cerco ao castelo ocorrido em 1190.

Tomar recua ao período medieval de 6 a 9 de julho com Festa Templária
Notícias ao Minuto

15:34 - 29/06/17 por Lusa

Cultura Tradições

"A viagem terá por companhia cavaleiros, mercadores, artesãos, saltimbancos, músicos, malabaristas, cuspidores de fogo, entre outras personagens da Idade Média", refere uma nota da Câmara de Tomar, que promove o evento em parceria com várias entidades da região.

A 13 de julho de 1190, 900 guerreiros árabes, sob o comando do rei de Marrocos, Almançor, cercaram o Castelo Templário, deparando-se com a resistência de 200 cavaleiros templários, liderados por Gualdim Pais. Além da recriação do cerco, a festa inclui agora um cortejo noturno.

A recriação do acampamento templário, o treino dos homens de armas, as danças medievais, a feira de artesanato alusivo à época, o festival de gastronomia medieval nos restaurantes locais, os petiscos nas tasquinhas e os jogos medievais são outras das "muitas atividades" programadas.

Do programa faz ainda parte a conferência "Templários -- das origens ao terminus", que terá lugar no Scriptorium do Convento de Cristo, no dia 06 de julho, realizando-se, no dia seguinte à noite, um "jantar real", com ementa e animação medieval, no refeitório dos Frades do Convento de Cristo.

Segundo a autarquia, a Festa Templária, que tem lugar em várias zonas da cidade, do Mouchão Parque ao Convento de Cristo, passando pelo centro histórico, "pretende recordar o passado mantendo viva a influência da Ordem de Cristo, sucessora da Ordem Templária".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório