"A viagem terá por companhia cavaleiros, mercadores, artesãos, saltimbancos, músicos, malabaristas, cuspidores de fogo, entre outras personagens da Idade Média", refere uma nota da Câmara de Tomar, que promove o evento em parceria com várias entidades da região.
A 13 de julho de 1190, 900 guerreiros árabes, sob o comando do rei de Marrocos, Almançor, cercaram o Castelo Templário, deparando-se com a resistência de 200 cavaleiros templários, liderados por Gualdim Pais. Além da recriação do cerco, a festa inclui agora um cortejo noturno.
A recriação do acampamento templário, o treino dos homens de armas, as danças medievais, a feira de artesanato alusivo à época, o festival de gastronomia medieval nos restaurantes locais, os petiscos nas tasquinhas e os jogos medievais são outras das "muitas atividades" programadas.
Do programa faz ainda parte a conferência "Templários -- das origens ao terminus", que terá lugar no Scriptorium do Convento de Cristo, no dia 06 de julho, realizando-se, no dia seguinte à noite, um "jantar real", com ementa e animação medieval, no refeitório dos Frades do Convento de Cristo.
Segundo a autarquia, a Festa Templária, que tem lugar em várias zonas da cidade, do Mouchão Parque ao Convento de Cristo, passando pelo centro histórico, "pretende recordar o passado mantendo viva a influência da Ordem de Cristo, sucessora da Ordem Templária".