Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'Quem foi Hitler?'. O ditador descrito por amigos, familiares e inimigos

São sete horas de imagens e testemunhos, muitos deles inéditos.

'Quem foi Hitler?'. O ditador descrito por amigos, familiares e inimigos
Notícias ao Minuto

11:44 - 28/06/17 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Alemanha

Qualquer aluno do Ensino Básico sabe dizer, ainda que sem grandes pormenores, quem é Adolf Hitler, um dos líderes mais odiados do século XX.

E se lhe perguntarmos a si saberá certamente dizer-nos quem foi esta pessoa responsável pela morte de milhões de pessoas, na sua maioria judeus.

Porém, a questão mantém-se: “Quem foi Adolf Hitler?”. E é para responder a esta pergunta que o realizador alemão Hermann Pölking dirigiu um documentário com sete horas que estreou esta semana no Festival de Cinema de Munique.

‘Wer war Hitler?’ (‘Quem foi Hitler?’) é o nome do trabalho de investigação do realizador que reuniu imagens caseiras do ditador, bem como testemunhos de amigos, familiares, conhecidos e inimigos do führer alemão.

A irmã, Paula Wolf, não teve problemas em descrevê-lo: “Quando Adolf queria alguma coisa, ele conseguia, principalmente à custa dos outros” e opinião semelhante tem August Kubizek, amigo de infância de Hitler: “Todos os seus familiares o consideravam um caso perdido pois fugia do trabalho pesado. Hitler era o filho querido da mãe e ele venerava-a da mesma forma”.

O documentário, descreve o site Deutsche Welle, traça a vida do ditador desde que nasceu, em 1889, até que se suicidou, em 1945. E para compor as sete horas de gravação, August Kubizek consultou 120 arquivos em 14 países diferentes, tendo analisado 850 horas de filmagens, um trabalho que levou três anos a ficar concluído.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório