Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

'A mor phous AV Fest' leva artistas de 12 países às Caldas da Rainha

Trinta e cinco artistas de 12 países participam, entre quinta-feira e sábado, no "A mor phous AV Fest", o primeiro festival internacional de artes visuais organizado por um coletivo das Caldas da Rainha.

'A mor phous AV Fest' leva artistas de 12 países às Caldas da Rainha
Notícias ao Minuto

23:07 - 27/06/17 por Lusa

Cultura Artes

"Mostrar o que de melhor se faz nas vertentes performativa, de instalação, vídeoarte, vídeo-projeção, mapping e micromapping" é o objetivo do "A mor phous AV Fest" que "pela primeira vez reúne em Portugal mais de três dezenas de artistas nacionais e internacionais", disse à Lusa Marco Telmo Martins, da organização.

Promovido pelo coletivo [re+act(ion)]AV, em coorganização com o município das Caldas da Rainha, o festival levará à cidade performances e instalações audiovisuais, DJ/VJ 'sets', oficinas, conferências, uma projeção 'videomapping' de grande escala na fachada dos Balneários do Hospital Termal e projeções de 'micromapping' sobre peças de cerâmica.

Os trabalhos apresentados durante os três dias do evento terão a novidade de "muitas delas serem criações feitas ao vivo, com um DJ na mistura de som e um VJ na criação da imagem e mapeamento", explicou o cofundador do coletivo e também DJ.

Inédita será ainda, segundo Marco Martins, "a possibilidade que será dada ao público de aprender como se faz a manipulação de imagem e de som", quer através das oficinas quer durante as apresentações, que irão decorrer entre as 17:00 e as 02:00, no espaço do Céu de Vidro/Casa da Cultura, com entradas gratuitas.

O festival que visa "criar novos públicos" abre também portas ao envolvimento das escolas locais cujos alunos tem não só a possibilidade de mostrar os seus trabalhos como de contactar com as criações de artistas de 12 países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, República Checa, Itália, Inglaterra, Holanda, Rússia, Argentina, Austrália e Estados Unidos.

Com a particularidade de "estes artistas estarem a suportar a maioria das despesas de deslocação e da sua participação no festival, apesar do apoio monetário e logístico da Câmara das Caldas da Rainha e de outros parceiros", sublinhou.

A [re+act(ion)]AV é uma plataforma criada nas Caldas da Rainha no início de 2016 com o objetivo de criar em Portugal, com reflexo a nível internacional, eventos pensados para apresentar performances audiovisuais.

Formado na sua maioria por ex-alunos da ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha) o coletivo formalizou-se como associação, integrando um grupo de nove pessoas com formação nas mais variadas áreas desde a técnica, contabilidade, gestão, produção, design gráfico, artes plásticas, cenografia, teatro, fotografia, 'veejaying', 'deejaying', 'videomapping', performance e cerâmica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório