Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Centro de Fotografia recebeu mais de meio milhão de visitantes em 15 anos

O Centro Português de Fotografia (CPF), localizado na antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, recebeu mais de meio milhão de visitantes entre 2000 e 2015, disse hoje fonte oficial.

Centro de Fotografia recebeu mais de meio milhão de visitantes em 15 anos
Notícias ao Minuto

18:35 - 26/06/17 por Lusa

Cultura Português

"O crescimento tem sido exponencial. Entre 2000 e 2015, o CPF recebeu 597.486 visitantes", disse hoje à Lusa a responsável pelo gabinete de comunicação do CPF, Luísa Tavares.

"Estamos satisfeitos com o crescimento de visitantes, mas queremos trabalhar no sentido de dar a conhecer a toda a gente, turistas e sobretudo aos portugueses, para que saibam que existe CPF", declarou Luísa Tavares, em entrevista telefónica à Lusa no âmbito do 20.º aniversário da instituição cuja missão é a "recolha, tratamento e salvaguarda do património fotográfico" em Portugal.

O primeiro ano em que se ultrapassaram os 100 mil visitantes foi 2015 (104.154 visitantes), mais 27% dos registados em 2014. O registo de visitantes só começou a ser contabilizado quando a sede do CPF passou a ser no edifício da antiga Cadeia da Relação, no ano 2000.

O aumento de turismo registado na cidade do Porto nos últimos anos "não será a razão principal" para explicar o número de visitantes do CPF, porque "antes do 'boom' do turismo já se registava um aumento constante".

"Temos vindo a crescer de forma sistemática e constante, e terá a ver com um maior conhecimento que o público tem da existência do CPF, mas também pela programação que temos e pela nossa missão", acrescentou Luísa Tavares.

A entrada no CPF é grátis, embora se tenha equacionado o 'pay what you want' (paga o que quiseres, em português), ou um bilhete de pagamento simbólico de um euro ou 50 cêntimos, conta Luísa Tavares, reconhecendo que essa reflexão será para ser feita no futuro.

Questionada pela Lusa sobre se ao fim de 20 anos os objetivos do CPF estão alcançados, Luísa Tavares observou que sim, mas que em simultâneo "nunca estão totalmente cumpridos".

"É um trabalho contínuo, para se fazer, porque é um trabalho moroso de digitalizar e disponibilizar ao público o acervo fotográfico que nunca termina", acrescenta.

Em 20 anos de existência, o CPF apresentou, segundo a organização, um total de 500 exposições, designadamente 265 exposições temporárias. O total das 500 exposições inclui as exposições itinerantes que marcaram presença em 80 cidades e vilas portuguesas, em 16 países, e ainda as coproduções com outras instituições, explicou Luísa Tavares.

Desde que o CPF foi criado, em 1997, e até 2016, o CPF realizou quase três mil visitas guiadas, onde participaram mais de 76 mil pessoas, com as escolas a destacar-se nesses pedidos.

O CPF existe desde 1997 e é atualmente tutelado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O património fotográfico do CPF condensa-se em 112 fundos e coleções fotográficas, que englobam 575.913 imagens, estando já digitalizadas 75.255 imagens fotográficas e disponíveis na Internet mais de sete mil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório