Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Rui Veloso, Aurea e Carlão na Festa do Chicharro na Ribeira Quente

A Festa do Chicharro, que se realiza há 30 anos na Ribeira Quente, ilha de São Miguel, Açores, tem como cabeças-de-cartaz Rui Veloso, Aurea e Carlão, numa iniciativa que decorre entre 06 e 09 de julho.

Rui Veloso, Aurea e Carlão na Festa do Chicharro na Ribeira Quente
Notícias ao Minuto

13:00 - 24/06/17 por Lusa

Cultura Açores

dos cartazes do Chicharro mais caro de sempre, com artistas de renome, entre eles Rui Veloso, que vem comemorar 35 anos de carreira num espetáculo muito especial", afirmou hoje à agência Lusa Ruben Melo, presidente da Associação Cultural e Desportiva Maré Viva, promotora do evento que conta com o apoio de várias entidades.

Além do cantor, compositor e guitarrista Rui Veloso, que atua a 08 de julho, a Festa do Chicharro abre no dia 06 com Carlão, enquanto no dia seguinte é Áurea quem sobe ao palco do certame, que encerra no domingo seguinte com uma tarde infantil, de entrada gratuita.

A 28.ª edição da iniciativa no concelho da Povoação aposta também, à semelhança de anos anteriores, em bandas regionais e DJ.

A Festa do Chicharro começou por ter uma dimensão muito mais reduzida do que o atual formato, mas "foi evoluindo" com "grande importância" para a freguesia piscatória da Ribeira Quente, com cerca de 700 habitantes, adiantou a organização.

"A população acaba por aumentar por altura do evento e mais do que quadruplica. Já não se consegue imaginar a Ribeira Quente sem a Festa do Chicharro", salientou Ruben Melo, destacando que os residentes têm "um carinho especial pelo evento" de "grande importância para a promoção e divulgação da freguesia, e para potenciar a sua vertente económica".

Além da música, as pessoas procuram usufruir igualmente da praia da Ribeira Quente, paredes meias com o palco do festival, que tem um recinto com capacidade para dez mil pessoas.

"O número de espetadores na sexta-feira e no sábado é sempre perto das dez mil pessoas e numa freguesia com aquelas características é um número bastante considerável", referiu o presidente da Associação Cultural e Desportiva Maré Viva.

Ruben Melo, que não precisou o valor do orçamento da Festa do Chicharro, adiantou ainda que os jovens aderem muito, porque "gostam de acampar na freguesia e viver a energia" do local, mas sublinhou que o evento é transversal a todas as idades.

"Temos uma grande logística preparada, havendo inclusive autocarros para os festivaleiros, entre as freguesias das Furnas e Ribeira Quente das 13:00 até às 07:00 da manhã", referiu.

Até 03 de julho decorre uma campanha de pré-venda de bilhetes, com o preço do ingresso geral a 18 euros.

A partir daquele dia o ingresso geral custará 22 euros, enquanto os bilhetes individuais podem ser adquiridos por cinco euros para a quinta-feira, dez euros para a sexta-feira e 12 euros para sábado.

A Festa do Chicharro começou há 30 anos, tendo sido interrompida por duas vezes: em 1998, devido às derrocadas que atingiram a freguesia e provocaram a morte de cerca de 30 pessoas, e em 2010, por dificuldades financeiras da autarquia da Povoação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório