Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Noite lisboeta enche-se de leituras em voz alta

Obras de 11 autores, entre as quais 'Achimpa' e 'O meu avô', de Catarina Sobral, vão ser lidas hoje à noite em vários espaços públicos de Lisboa, para assinalar a Noite da Literatura Europeia.

Noite lisboeta enche-se de leituras em voz alta
Notícias ao Minuto

08:37 - 24/06/17 por Lusa

Cultura EUNIC

Esta é a 5.ª edição de uma iniciativa dos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (EUNIC) que põe atores portugueses a ler em voz alta excertos de obras de 11 autores de 11 países europeus.

As leituras duram entre 10 e 15 minutos, em sessões que se realizam de meia em meia hora, para dar ao público a possibilidade de visitar os diversos espaços e assistir a todas as sessões.

Na zona do Carmo e Trindade, entre as 18h30 e as 23h30, serão lidos excertos de livros que abrangem áreas tão variadas como o romance, a não-ficção, o teatro e a literatura infantil.

Entre os espaços convocados para a noite literária, estão o Museu Arqueológico do Carmo, o Círculo Eça de Queiroz, o Claustro do Museu de S. Roque, a Sala de Extrações da Lotaria e o Teatro da Trindade.

A autora e ilustradora portuguesa Catarina Sobral estará presente na noite literária em dose dupla, com os livros 'Achimpa' e 'O meu avô'.

'Amanhã há mais', do autor alemão Tilman Rammstedt, apresenta uma história contada por um narrador que ainda não nasceu, 'Fake reports', da austríaca Kathrin Röggla, baseia-se nos relatos jornalísticos sobre o 11 de setembro de 2001, e 'A lebre de Vatanen', do autor finlandês Arto Paasilinna, que relata uma viagem e um reencontro com a natureza.

As obras selecionadas incluem também 'O amor é um droga dura', da escritora uruguaia, exilada em Espanha, Cristina Peri Rossi, 'À espera de Bojangles', romance do francês Olivier Bourdeaut, que mistura comédia e fantasia, 'As ligações culinárias', do dramaturgo grego Andreas Staikos, sobre dois vizinhos apaixonados pela culinária e pela mesma mulher, e 'Café Amargo', da italiana Simonetta Agnello Hornby, cruza a história de uma mulher com a história da Sicília.

Os livros 'Futebol: O Brasil em campo' e 'Alex no país dos números: Viagem pelo maravilhoso mundo da matemática', do britânico Alex Bellos, o romance 'Pau de chuva', de Jirí Hájícek, da República Checa, e 'Teatro decomposto ou O homem-lixo', do autor dramático romeno Matéi Visniec, encerram o renque de obras escolhidas.

As leituras de Portugal, Itália, Reino Unido, República Checa e Roménia contarão com a presença dos autores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório