Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Walter Areia vai dar lição de improviso no festival MIMO Amarante

O contrabaixista e compositor luso-brasileiro Walter Areia vai participar na segunda edição do festival MIMO, em Amarante, que vai decorrer de 21 a 23 de julho em Amarante.

Walter Areia vai dar lição de improviso no festival MIMO Amarante
Notícias ao Minuto

22:27 - 22/06/17 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Julho

Walter Areia, contrabaixista e compositor luso-brasileiro, vai apresentar uma oficina inédita, a ser apresentada no festival MIMO Amarante, que este ano se realiza pela segunda vez, de 21 a 23 de julho.

O artista, que vive em Lisboa desde 2016, é o percursor do conceito Música Aberta, um formato de improviso colocado em prática no quarteto Areia e Grupo de Música Aberta.

Walter Areia vai encabeçar a oficina ‘Improvisação: Aplicando o Conceito de Música Aberta’ nos dias 21 e 22 de julho (pode ver o programa completo aqui). A ideia é mostrar como o improviso musical não se circunscreve somente ao jazz.

“É uma ideia simples, mas que congrega os músicos, torna o ato de improvisar mais leve e criativo. E essa leveza dá liberdade para que os solos transformem a música, que acaba sendo única a cada vez que é tocada”, explica Areia.

Para se inscrever na oficina basta ir ao site do festival e inscrever-se, sendo que não existe qualquer custo.

O MIMO é uma iniciativa com origem no Brasil e, em 2016, ano da primeira edição, foi visto por cerca de 24 mil pessoas. O evento, para além de artistas da música internacional, oferece ainda cinema, ‘workshops’ e ‘masterclasses’ e poesia. Realiza-se no Parque Ribeirinho, Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Igreja de São Gonçalo, Igreja de São Pedro, Centro Cultural de Amarante e Cinema Teixeira de Pascoaes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório