Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Ministro da Cultura felicita Nuno Júdice por prémio literário em Itália

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, felicitou hoje o escritor Nuno Júdice por ter sido distinguido com o prémio literário internacional Camaiore, de Itália, pelo livro "Fórmulas de Uma Luz Inexplicável".

Ministro da Cultura felicita Nuno Júdice por prémio literário em Itália
Notícias ao Minuto

15:29 - 22/06/17 por Lusa

Cultura Escritores

Em comunicado, o Ministério da Cultura lembrou que o prémio vai na sua 29.ª edição e teve um júri composto por Rosanna Lupi, Corrado Calabrò, Emilio Coco, Vincenzo Guarracino, Paola Lucarini, Renato Minore e Mario Santagostini.

"Originalmente detentora de uma forte carga discursiva, que se tem vindo a ampliar para territórios marcados por uma componente irónica mas também melancólica, a obra de Nuno Júdice exibe igualmente uma clara dimensão narrativa", pode ler-se na mensagem do ministério.

O mesmo comunicado acrescenta: "Partilhando com os leitores um conjunto de experiências por vezes muito subtis e atentas às mais ínfimas variações da realidade, a sua poesia tanto pode nascer de recordações da infância, de reflexões metapoéticas, de reminiscências provenientes de personagens históricas ou ficcionais ou, enfim, provir de um quotidiano em que inúmeras situações podem dar origem a um poema".

Editado em Portugal em maio de 2012 pela Dom Quixote, a tradução do livro premiado foi publicada em Itália pela Kolibris e a cerimónia de entrega do galardão vai ter lugar em setembro.

O prémio Camaiore foi criado em 1981, com várias categorias, e distinguiu no passado - na categoria internacional - escritores como a nicaraguense Claribel Alegria, Ernesto Cardenal e Seamus Heaney, entre muitos outros.

Nuno Júdice nasceu na Mexilhoeira Grande, no Algarve, em 1949, sendo formado em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa. É professor associado da Universidade Nova de Lisboa, instituição onde se doutorou em 1989 com a tese "O espaço do conto no texto medieval".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório