Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Espetáculo de rua abre hoje à noite programação de verão em Santarém

O espetáculo 'Nervos de Papel', do Veto Teatro Oficina, abre hoje à noite a programação de verão promovida pelo município de Santarém, em parceria com associações, instituições e empresas do concelho, uma iniciativa que decorre até 23 de setembro.

Espetáculo de rua abre hoje à noite programação de verão em Santarém
Notícias ao Minuto

19:22 - 21/06/17 por Lusa

Cultura 'Nervos de Papel'

O projeto 'Verão In.Str... é um espanto', premiado duas vezes como o melhor evento cultural a nível local pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, decorre no centro histórico da cidade com uma programação diversificada.

O espetáculo de hoje, que começa às 21:30 no Largo do Seminário e segue pelas ruas do centro histórico até ao Jardim das Portas do Sol, é uma performance de rua encenada pelo Veto Teatro Oficina (valência do Círculo Cultural Scalabitano, CCS), com a participação de alunos do curso de Artes do Espetáculo/Interpretação da Escola Secundária Ginestal Machado.

Na sexta-feira à noite, o coletivo Cartaxo Sessions apresenta o primeiro de vários concertos de música ao vivo, na Praça Velha (Marvila), com as bandas Conjunto!Evite e Stone Dead.

O coletivo estende assim para Santarém um evento já com tradição no Centro Cultural do concelho vizinho do Cartaxo e este ano associado ao Festival Reverence, marcado para 08 e 09 de setembro.

Ainda na sexta-feira à noite, noutra praça da cidade, no Largo do Seminário, realiza-se uma Serenata Monumental, pelo Grupo de Guitarras e Canto de Coimbra.

No sábado de manhã as ruas do centro histórico recebem o primeiro dos desfiles etnográficos incluídos na ação In.Tradição, que tem o apoio da delegação regional do INATEL e a participação do Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Fontainhas e Grainho.

Também nesse dia de manhã decorre no Palácio Landal um 'workshop' de iniciação ao "Urban Sketching", orientado pelo artista plástico João André e organizado pelo coletivo Ribatejo Sketchers.

No Jardim Portas do Sol, há aulas de "yoga para todos (aula especial para crianças)", pela AMA - Associação Movimento Aberto, representante em Santarém da Federação Portuguesa de Yoga, e animação para famílias promovida por uma superfície comercial de equipamentos desportivos.

Para sábado à tarde está marcado mais um concerto do 3.º Ciclo de Órgão de Santarém, este ano dedicado ao "canto gregoriano e o órgão em Portugal", na Catedral de Santarém, intitulado "Da Idade Média ao Romantismo", com a participação da Schola Cantorum da Catedral de Santarém e Daniel Oliveira no órgão.

À noite, no Teatro Taborda, no Círculo Cultural Scalabitano, o Coro do CCS atua com Diana Rego, numa iniciativa promovida pela AMA/Federação Portuguesa de Yoga, e no Largo do Seminário decorre o festival de folclore "Da Aldeia à Cidade", numa parceria com o Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito.

Ao longo de todo o dia de domingo realiza-se o primeiro encontro de 'Urban Sketchers', que a partir do Largo do Seminário propõem aos participantes andarem pela cidade para "Desenhar Santarém", numa iniciativa do coletivo Ribatejo Sketchers. O local de encontro está marcado para a Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário).

Na segunda-feira à tarde, o Museu Diocesano de Santarém abre as portas para visitas guiadas temáticas, com 20% de desconto na aquisição das entradas.

O espetáculo que hoje abre o programa 'Verão In.Str... é Um Espanto!' volta a sair à rua no dia 28 à noite, desta vez na Ribeira de Santarém.

No dia 29 de junho, pelas 20:00, Helena Buesco orienta, no restaurante que se situa no Jardim das Portas do Sol, uma tertúlia sobre o escritor Alexandre Herculano, numa parceria com o CCS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório