Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Teolinda Gersão vence Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

A escritora Teolinda Gersão venceu hoje, por unanimidade, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco com a obra 'Prantos, amores e outros desvarios', anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Teolinda Gersão vence Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco
Notícias ao Minuto

13:00 - 21/06/17 por Lusa

Cultura APE

Teolinda Gersão é distinguida pelo "domínio total das características do conto" e pela "língua cuidada, elegante, erudita", afirma o júri citado em comunicado.

"A capacidade de surpreender sucessivamente no conto seguinte, sendo que o anterior parecia ter sido, indubitavelmente, magistral", sublinhou o júri a propósito dos contos reunidos naquela obra, editada pela Porto Editora.

É a segunda vez que Teolinda Gersão recebe este prémio, tendo conquistado pela primeira vez em 2002 com "Histórias de ver e andar".

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, no valor de 7.500 euros, foi criado em 1991 pela APE em parceria com a autarquia de Vila Nova de Famalicão e distingue um autor português ou de um país africano de expressão portuguesa.

O júri desta edição integrou Cristina Robalo Cordeiro, Raquel Camacho e Salvato Teles de Menezes.

Teolinda Gersão, 77 anos, é autora de romances, novelas e contos, tendo-se estreado em 1981 com "O silêncio", que lhe valeu o Prémio de Ficção do Pen Club.

A autora soma ainda outros prémios literários, como o Grande Prémio de Romance e Novela da APE 1995 conquistado com "A casa da cabeça de cavalo", o Prémio de Literatura da Fundação Inês de Castro 2008 com "A mulher que prendeu a chuva" e o Prémio Fernando Namora 2015 com "Passagens".

Em 2016, Teolinda Gersão foi distinguida com o Prémio Literário Vergílio Ferreira pelo conjunto da obra literária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório