Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Folclore de sete países mostra-se em festival de Viana do Castelo

Sete grupos internacionais vão participar, em julho, durante seis dias, no festival de Folclore Internacional do Alto Minho que vai decorrer em Viana do Castelo e que foi hoje publicamente apresentado.

Folclore de sete países mostra-se em festival de Viana do Castelo
Notícias ao Minuto

19:48 - 20/06/17 por Lusa

Cultura Eventos

Os grupos internacionais "são estreantes" neste festival e, alguns, "atuam pela primeira vez em Portugal".

Os grupos são da Sérvia, da Argentina, da Rússia, do México, da Eslovénia, do Benin e de Itália.

O evento, organizado pela VianaFestas e por uma comissão executiva, vai contar ainda com a participação dos 27 grupos folclóricos do concelho.

Com novo formativo organizativo, o evento passa a ter uma comissão executiva "como forma de abrir o festival à participação de todos os grupos do concelho, envolvendo a população, as instituições, as empresas, as associações e os turistas".

"Estamos a promover um evento democrático de ampla participação popular e aberto a todos os grupos folclóricos e associações culturais, que incentive a prática da música e dança como expressão artística, contribuindo para a difusão cultural, desenvolvimento regional e promoção Internacional do Alto Minho", sublinhou hoje a vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro na conferência de imprensa de apresentação do evento

O festival foi antecipado mais de um mês para "permitir maior acesso a grupos internacionais que, nesta época alta de atuações, andam em digressão".

"Decidimos esta nova data porque os grupos internacionais estão em trânsito, sobretudo pela Europa e, portanto, torna-se mais fácil em termos logísticos conseguir trazê-los ao nosso festival e com uma redução nos custos associados", explicou Maria José Guerreiro, que é também presidente da direção da Vianafestas.

A XXI edição do festival vai decorrer na praça da República e no centro cultural de Viana do Castelo. Trem um orçamento de 50 mil euros, sendo que 35 mil são suportados pela câmara municipal.

A presidente da comissão executiva do festival e da direção da Ronda Típica de Carreço afirmou que "além dos espetáculos o que se pretende é que haja convívio e que a população e visitantes sintam e experimentem o folclore nacional e internacional".

"Que dancem, que ouçam, que conversem", salientou Maria José Xavier, há mais de 20 anos ligada ao folclore.

Hoje, durante a apresentação do cartaz de programa do evento, foi também lançada a nova imagem de marca do Festival. Um símbolo contemporâneo que faz alusão ao "Manel e à Maria" num passo do tradicional Vira, ambos envolvidos no amor de Viana do Castelo.

Da comissão executiva da edição de 2017 fazem parte a Ronda Típica de Carreço, o Grupo Etno-folclórico "Renascer" de Areosa, o Grupo Folclórico de Viana do Castelo, o Rancho Folclórico do Centro Desportivo e Cultural de Outeiro e o Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha.

O evento conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o do CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório