Meteorologia

  • 27 JUNHO 2017
Tempo
21º
MIN 21º MÁX 21º

Edição

Ópera que inclui cante alentejano estreia-se hoje

A ópera, 'Soror Mariana Alcoforado', de Amílcar Vasques-Dias, da qual faz parte cante alentejano, estreia-se hoje, no Convento dos Capuchos, nos arredores de Almada.

Ópera que inclui cante alentejano estreia-se hoje
Notícias ao Minuto

17:48 - 17/06/17 por Lusa

Cultura Convento dos Capucho

'Soror Mariana Alcoforado' conta com um coro de trinta vozes, que se desdobra em diferentes personagens coletivas - as noviças, os camponeses -, adiantou à Lusa o violinista.

A ópera tem libreto de Helena Nóbrega e é baseada n'"As Cartas de Uma Freira Portuguesa -- história de uma freira que se apaixonou por um oficial francês, Noël Bouton, Marquês de Chamilly", publicadas em 1669, e que supostamente revelam um enleio amoroso, durante as Guerras da Restauração (1640-1668), entre uma freira do Convento de N. S. da Conceição, em Beja, e um militar francês.

Segundo comunicado da Câmara de Almada, a apresentação da ópera insere-se num "programa participativo, construído segundo um formato de residência artística, durante os primeiros seis meses de 2017, no Convento dos Capuchos, com o objetivo de apresentar um espetáculo original e em estreia absoluta nos espaços" do monumento.

"Além dos profissionais, participam pessoas sem qualquer experiência artística que, depois de um intenso trabalho de seis meses, fazem parte do elenco de uma ópera, um projeto que conta com a participação de alunos e professores de escolas de Almada na criação de adereços, cenários e figurinos, na gestão de públicos, no apoio às tarefas de direção de cena, na conceção de uma exposição, na edição de um vídeo sobre o 'making of', e na criação de um documentário sobre a construção desta ópera", afirma a edilidade almadense.

Campo obrigatório