Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Olga Roriz suspende a realidade na nova coreografia 'Síndrome'

A coreógrafa e bailarina Olga Roriz vai estrear a 30 de junho, em Lisboa, um novo espetáculo, intitulado 'Síndrome', uma criação envolta num "ambiente de utopia como uma suspensão da realidade", foi hoje anunciado.

Olga Roriz suspende a realidade na nova coreografia 'Síndrome'
Notícias ao Minuto

13:40 - 02/06/17 por Lusa

Cultura Coreógrafos

De acordo com a Companhia Olga Roriz, o novo espetáculo vai ser exibido no São Luiz Teatro Municipal, nos dias 30 de junho e 1 de julho às 21h00, e a 2 de julho às 17h30.

'Síndrome' parte da última peça coreográfica de Olga Roriz, estreada no ano passado, com o título "Antes que matem os Elefantes", sobre o sofrimento do povo sírio provocado pela guerra no país.

O novo espetáculo transforma-o "num novo espaço, solitário e individual, envolto num ambiente de utopia como uma suspensão da realidade, em busca do que ficou esquecido, do que se perdeu".

"Vive-se a verdade, as expectativas, as aspirações e desencantos", explica a coreógrafa num texto sobre a nova peça.

"Baralham-se as convenções, e faz-se daquele lugar um outro, ou apenas um palco a existir como tal, numa relação entre o ser humano, o tempo, o espaço e a matéria. Naqueles corpos reconstroem-se os afetos, o mundo imprime-se no olhar, no rosto, no corpo e nas palavras, em direção a outros caminhos do sentir", acrescenta Olga Roriz.

A coreógrafa quis que a guerra na Síria fosse o palco de "Antes que matem os Elefantes" para funcionar como um alerta para uma reflexão coletiva sobre o conflito naquele país.

'Síndrome' tem direção e coreografia de Olga Roriz, com interpretação de André de Campos, Beatriz Dias, Bruno Alexandre, Bruno Alves, Carla Ribeiro, Francisco Rolo, Marta Lobato Faria.

A seleção musical é de Olga Roriz e João Rapozo, a cenografia e figurinos de Olga Roriz, o desenho de luz de Cristina Piedade e o acompanhamento dramatúrgico de Sara Carinhas.

O espetáculo resulta de uma coprodução da Companhia Olga Roriz e do São Luiz Teatro Municipal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório