Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Festival Eco Famílias abre mês de eventos para todos em Gaia

O festival Eco-Famílias, que se realizará no dia 11 no parque da Lavandeira, é o primeiro de um conjunto de eventos agendados para este mês em Gaia, com o município a prometer "agradar aos públicos mais exigentes".

Festival Eco Famílias abre mês de eventos para todos em Gaia
Notícias ao Minuto

10:42 - 02/06/17 por Lusa

Cultura Lavandeira

A agenda de eventos de Vila Nova de Gaia inclui, no mês e junho, dezenas de atividades que abarcam a música, cultura, o pensamento, desporto, entre outras áreas, destacando-se a noite de S. João que, este ano, levará a este concelho do distrito do Porto o primeiro-ministro, António Costa.

O arranque acontece a um domingo, dia 11, no parque da Lavandeira com atividades para crianças, num festival que inclui um "desfile" de heróis que fazem parte das fantasias dos mais pequenos.

No mesmo fim de semana Gaia recebe, pela segunda vez em Portugal, o Longboard Pro Gaia by WSL - World Surf League.

A organização avança que vão competir na praia de Canide Norte alguns dos melhores surfistas do mundo como o brasileiro Rodrigo Sphaier, top 3 mundial, os irmãos franceses Antoine e Edouard Delpero, habituais no top 5 mundial da modalidade, ou os portugueses João Gama, Luís Esteves, Diogo Gonçalves e João Dantas.

Na vertente feminina, o principal destaque vai para a presença das ex-campeãs mundiais Lindsay Steinriede e Rachael Tilly, dos Estados Unidos, e da brasileira Chloe Calmon, vice-campeã mundial em título e atual líder do ranking mundial.

Já de 15 a 18 de junho estreia o "Gaia Todo Um Mundo", um fórum internacional que junta pensadores e artistas em torno da problemática "Desenvolvimento Sustentável e as Alterações Climáticas".

"Esperando que o evento traga um contributo inestimável para a região, para os seus desafios e desígnios futuros, este fórum internacional traduzir-se-á em quatro dias de uma intensa programação, com 72 intervenções e mais de 230 convidados, oriundos dos cinco continentes", descreve informação camarária sobre o evento.

Merecem também referência as Marchas de S. João que prometem invadir a beira-rio na noite de 17 de junho. Os responsáveis camarários têm a expectativa que "milhares de pessoas" procurem este evento, antecipando a grande noite de S. João, no dia 23 de junho, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, estando previsto que o governante assista ao concerto de José Cid e ao fogo-de-artifício na companhia do presidente da câmara municipal, Eduardo Vítor Rodrigues. No dia 24 de junho há a tradicional regata dos barcos rabelos.

Somam-se outras atividades como, a 22 de junho, um concerto da Arrábida Sinfónica, protagonizado pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, ou o Dia do Município a 28 de junho, com Vila Nova de Gaia a festejar o 33.º aniversário da elevação a cidade.

"Gaia é tudo isto. Uma multiplicidade de características e eventos únicos que farão com que o visitante queira voltar. Gaia pretende espelhar o que é mais seu. Através destas iniciativas, pretende-se, acima de tudo, mostrar que este é um território preenchido por fortes identidades locais que transmitem uma enorme personalidade e sentimento de pertença. Mas é mais do que isso", lê-se numa nota síntese da agenda de eventos de Vila Nova de Gaia para o mês de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório