Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Festival de Curtas de Vila do Conde recebe Mão Morta e Capitão Fausto

O Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde, que se realiza de 8 a 16 de julho, anunciou hoje vários nomes para a secção Stereo, entre os quais os portugueses Mão Morta e Capitão Fausto.

Festival de Curtas de Vila do Conde recebe Mão Morta e Capitão Fausto
Notícias ao Minuto

18:40 - 01/06/17 por Lusa

Cultura Julho

Em comunicado, o Curtas revelou que, numa altura em que a banda de Braga assinala os 25 anos do disco 'Mutantes S.21', vai atuar no Teatro Municipal de Vila do Conde a 15 de julho, tendo convidado 15 ilustradores portugueses para uma banda desenhada com "um trabalho alusivo a cada um dos temas do disco", sobre o qual o artista João Martinho Moura "desenvolverá um trabalho de visuais, atuando em tempo com a banda".

Por seu lado, os Capitão Fausto vão atuar a 14 de julho e vão apresentar uma nova versão do documentário 'Pontas Soltas', realizado por Ricardo Oliveira, que "acompanha o processo criativo e os bastidores da gravação do terceiro álbum do grupo".

No Auditório Municipal, onde decorreram as primeiras 18 edições do Curtas e onde o festival agora regressa, vão tocar os Evols, a 9 de julho, enquanto as Pega Monstro tocam no dia seguinte, levando os respetivos novos discos ao festival.

A organização do Curtas anunciou ainda a presença da Atlantic Coast Orchestra, com direção do maestro Luís Clemente, que vai interpretar uma banda sonora escrita por Andrew E. Simpson para 'Pamplinas Maquinista', de Buster Keaton.

A 12 de julho, dá-se a estreia nacional do francês Chassol, no que a organização descreve como "um espetáculo multissensorial e uma oportunidade única para testemunhar o génio musical do francês".

A mesma secção Stereo, que cruza cinema com música, vai receber ainda o filme 'Minute Bodies: The Intimate World of F. Percy Smith', pelo vocalista dos Tindersticks, Stuart Staples, cuja banda tocou em Vila do Conde em 2015.

"Este filme é um tributo ao trabalho pioneiro de F. Percy Smith, inventor e cineasta do início do século XX, que desenvolveu técnicas cinematográficas de captação dos segredos da natureza em ação. Partindo de imagens de arquivo do próprio F. Percy Smith e tirando partido da experiência musical de Stuart, o filme constrói uma narrativa silenciosa que abre espaço a novas leituras sobre o trabalho original do documentarista britânico. A longa-metragem conta com banda sonora original dos Tindersticks, em colaboração com Thomas Belhom e Christine Ott", acrescentou a organização.

O festival de Curtas de Vila do Conde vai celebrar a 25.ª edição com um livro com 25 convidados, que vão ter "carta branca" para escolher 25 filmes do passado do festival, que agora regressa ao Auditório Municipal.

Em comunicado enviado na semana passada, a organização do festival anunciou que "uma das iniciativas inseridas nas comemorações do 25.º aniversário é o lançamento de um livro que reúne 25 textos de reflexão, memória e ficção inspirados na experiência dos seus autores no Curtas Vila do Conde", assinados por "25 personalidades ligadas a áreas como o cinema, a música, o jornalismo e a literatura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório