Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Esposende quer evocar escritor Manuel de Boaventura com Casa-Museu

A Câmara de Esposende quer comprar a moradia onde viveu Manuel de Boaventura para a transformar em Casa-Museu, acolhendo a biblioteca particular e o arquivo pessoal daquele antigo escritor e jornalista do concelho, informou o município.

Esposende quer evocar escritor Manuel de Boaventura com Casa-Museu
Notícias ao Minuto

10:56 - 29/05/17 por Lusa

Cultura Município

Em comunicado, o município acrescenta que em negociações com vista à aquisição daquele imóvel, situado na freguesia de Palmeira de Faro.

A concretizar-se a aquisição, o imóvel será transformado em Casa-Museu, acolhendo a biblioteca particular e o arquivo pessoal de Manuel de Boaventura, um espólio que vai ser doado ao município.

A assinatura da escritura de doação acontecerá a 30 de junho, numa cerimónia que ficará também marcada pela reedição da obra "O Solar dos Vermelhos", de Manuel de Boaventura.

Nesta primeira fase, o espólio ficará sediado na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, passando a fazer parte do seu acervo.

Manuel Joaquim de Boaventura viveu entre 1885 e1973 e foi escritor e jornalista.

Nasceu em Vila Chã, Esposende, mas com o casamento fixou residência em Palmeira de Faro, onde escreveu toda a sua obra literária, composta por dezenas de títulos de romances e de investigação.

É nesta moradia que se encontra a sua biblioteca particular e o seu arquivo pessoal, contendo alguns manuscritos e correspondência, bem como desenhos, fotografias e outros documentos avulsos.

A Câmara de Esposende já criou um prémio literário com o nome de Manuel de Boaventura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório